Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jardim fechado!

A Paz do Senhor!

Hoje, gostaria de compartilhar e meditar com os irmãos sobre: Jardim fechado!

Cantares 4 vs12
Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.

Este texto se encontra em Cantares (Cânticos dos Cânticos) que faz parte dos livros poéticos do Antigo Testamento, escrito pelo rei Salomão, filho do rei Davi com Bate-Seba.
Salomão, o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos.


Mas o que é um jardim?
Como posso cultivar as arvores, flores neste jardim?
Qual terra apropriada? quanto tenho que regar?
Muita água ou pouco água?
Coloco fertilizante?
E a poda, quando acontece?

Bem, acima encontramos algumas perguntas com relação ao desejo de começar a cultivar flores, arvores em um determinado jardim.
Procurando pelo significado da palavra jardim, encontramos no dicionario a seguinte definição: Espaço ordinariamente fechado, onde se cultivam árvores, flores, plantas de ornato.

Um jardim "fechado", precisa de cuidados e dedicação. Nele poderá se encontrar diversos tipos de flores e árvores, mas, todavia precisará de muito apreço para mante-lo livre das ervas daninhas e ataques de insetos.


Temos jardins que ficaram famosos, até citados como uma das sete maravilhas do mundo antigo, o tão comentado Jardins suspensos da Babilônia. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrada, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor II, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. Também chamados de Jardins Suspensos de Semíramis, foram construídos no século VI a.C., no sul da Mesopotâmia Babilônia (atual território do Iraque e terras próximas). Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Não se sabe quando foram destruídos. Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio. Nabucodonosor - rei da Babilônia (630 a.C.?-562 a.C.). (Wikipédia)

Mas bem antes de Nabucodonosor existir (séculos antes), Salomão utiliza esta expressão (jardim fechado) para com Sunamita sua amada. O amado (Salomão) com a amada (Sunamita).
Temos os Cânticos dos Cânticos como um grande registro, considerado por muitos historiadores, do amor de Jesus Cristo com sua noiva (a Igreja ou melhor dizendo você, eu). O cuidado, a dedicação e o respeito pela noiva amada. E sendo assim, nós, para o Senhor Jesus, somos sua noiva (igreja), então você e eu somos um "jardim fechado". E cabe lembrar que, para entrar em um ambiente restrito (fechado) precisa-se de autorização.
Vejamos, neste "jardim fechado", conforme relatado no Evangelho de Jesus Cristo escrito por João no seu capitulo 15 versículos 1 ao 6, o Senhor tem o controle e toda a autoridade de cuidar do jardim, inclusive, não podemos fechar os olhos para as palavras deste capitulo, devemos lembrar que haverá momentos de poda, de limpeza, de preparo da terra e que sem esses cuidados a planta nada poderá fazer (crescer).

Neste jardim o jardineiro, planta, arranca, poda, faz o regar, capinar, protege, coloca remédio, fertilizante, trata. Ele sabe muito bem o que faz e como fazer.

Sem Jesus eramos um jardim (vida) onde "todos" podiam mexer, deixávamos a porta aberta e qualquer um se tornava dono da nossa vida (jardim), aliás, só faziam bagunça, sempre queriam mandar e nunca cuidar.  

Quando penso em um  jardim, ainda mais em um jardim fechado, quer dizer, em um local onde há alguem que é dono exclusivo e que não há permissão que se mexa sem que o proprietário permita, imagino a diversidade de plantações que ali se encontra. O cuidado e o amor por cada uma das flores, arvores do jardim.

Mas como iniciamos com algumas perguntas sobre como é ter um jardim particular, abaixo, segue alguns tipos de árvores ou flores que podemos encontrar neste jardim.
Vejamos algumas especies de plantas, e se em algum momento você pensar, "nossa me identifiquei com esta planta ou arvore", não se assuste, não foi coincidência, é o Espirito Santo "falando" com você. Lembre-se, o Jardineiro está próximo e está cuidando.

(não iremos ensinar a plantar mas as observações se fazem úteis para as alusões)

Rosa: linda, que exala um aroma agradável, que todos olham e desejam ter uma em casa! Mas existe algumas situações que a rosa está solitária em um belo vaso "solitário" mas, podemos meditar que nesta situação a linda rosa está mais linda ainda, mesmo sozinha sua imagem reflete amor. Esta bela flor exige um delicado cuidado para quem quer mante-la em casa, no quintal ou no vaso. Em uma roseira a poda é necessária para ter boa formação (pense: em algum momento nos vemos sendo podados para, com isso, estarmos mais fortes). E quanto ao adubo, se adubar demais, queima a raiz da planta e ela começa a murchar, na falta de nutriente, as folhas mais velhas ficam amarelas (há momentos que precisamos de fertilizantes mas se exagerarmos podemos adquirir soberba e isso nos mata). A roseira necessita de um regar constante, mas o solo não deve ficar empapado.
A planta deve receber sol direto, evitando sombra e estar em temperatura amena, sem calor ou frio extremo.

Ser rosa não é fácil, é sofrer calado(a) e ainda se mostrar bela(o) e encantador(a)! Este sofrer é passar por "podas" para ficar mais forte, é estar no campo pronto para a batalha sabendo que "é certa" a vitória. A rosa continua formosa tanto sozinha quanto em grupo, seu perfume é inconfundível. É muito bom ter uma rosa "amiga", uma rosa "sensível" perto da gente. Pense agora, sou roseira (uma rosa)?
   

Lirio o favorito do jardim, devido ao seu leque de cores e por ser uma flor muito bonita, com uma fragrância doce e inconfundível (ops, cuidado com o orgulho!). Atinge normalmente 1,20 a 2 m de altura na fase adulta, podendo ter perfume. Os lírios são excelentes flores para jardim. Para épocas mais secas e quentes, precisa ser regado de 2 a 3 vezes por semana, e em épocas mais amenas 1 vez por semana. É importante regar o lírio mesmo na época em que ele não esteja dando flores (precisamos aprender que, quando pensamos que estamos cheios, estamos vazios e precisamos mais de Deus)

Ser Lirio não é fácil, pela sua diversidade de cores e facilidade de cultivo o nomeiam de "favorito", mas poderíamos traduzir isto para uma qualidade de "flor" que não mede esforços para ajudar e o que for para fazer faz, o que for para trabalhar, trabalha, o que for para ajudar, ajuda, não escolhe o que fazer. Para ele está tudo bom, sua humildade é tamanha que passa ser sofisticado. Não precisa de tantos cuidados, simplesmente florescem e encantam a todos pela tamanha simplicidade e beleza. E então, você é Lirio? Está a disposição, não mede esforços, não espera reconhecimento, continua simples mesmo quando em evidencia? Pense nisso!


Macieira: arvores divertidas e muito boas de se ter! (lembra aquele irmãozinho que todos gostam de estar perto dele!). Como toda planta exige seus cuidados de drenagem e muito sol. Um suplemento nutritivo ou um adubo equilibrado podem ser acrescentados nos primeiros anos para ajudar no crescimento saudável da árvore. Macieiras precisam de um período inativo para produzir mais e melhores frutos. Perto do fim do período inativo, pode ser aplicado um produto chamado óleo inativo. O óleo inativo auxilia a macieira a produzir frutas saudáveis.

Ser Macieira é muito bom! Ser divertido, alegre, extrovertido, agradável!
O que ficou "estreito" foi o período inativo. Quando o crente entra no período inativo, até chamado de "leproso" ele é. Sofre amargamente, mas fica firme e sabe que junto está a poda, com suas ferramentas, aparador, serra e podador. O óleo foi colocado! Em breve virão os frutos e serão frutos dignos de serem vistos e saboreados. És macieira? Lembre-se o Jardineiro está cuidando de você!


Laranjeira são plantas de interior atraentes devido à sua folhagem verde-escura e brilhante, flores abundantes e frutos coloridos (que maravilhoso é poder ser útil na obra do nosso Senhor!). Geralmente, atingem cerca de 1 m de altura em vasos de 26 ou 30 cm. Plantada no solo atinge até 8 metros de altura. A laranjeira se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, mas os areno-argilosos têm melhor resposta. Sua manutenção não exige tanta rigidez mas, o cuidado dobra contra os insetos, formigas e formigões que irão tentar comer o fruto, será preciso utilizar um óleo para afastar as pragas.

Ser Laranjeira é bom! Ser atraente é bom! Ter brilho é bom! Mas vamos imaginar um "amado(a)" com todas estas caracteristicas, vai precisar de muito alto controle para não "subir na cabeça" (dito popular), para não ficar "se achando" que é o mais gostoso(a), no bom sentido da palavra, pensando que é o melhor biscoito do pacote. Se desenvolver em qualquer área é ótimo, poder ser utilizado em vários departamentos da Igreja é ótimo, mas não vamos pensar que só acontece se você estiver. Trabalhar na Obra de Deus com humildade é sensacional mas precisamos ter cuidado com os insetos e formigões, pessoas ou situações (que envolvem pessoas) que, infelizmente, vão atacar seu fruto, tentar arrancar, impedir o crescimento, mas, para uma "arvore" que sabe dar o melhor de si, isso vai ser tranquilo, alias, o jardineiro nesta arvore terá seu trabalho muito mais constante, pois a arvore estará sempre necessitando dos seus cuidados, da sua presença, das suas mãos. Apesar de tudo, seja atraente "laranjeira", continue dentro do plano de Deus.


Cactos: Quando se diz a palavra cactus, um arbusto espinhoso em um deserto vem à mente.
Cactos são cultivados para fins decorativos ou para formar uma fronteira de proteção (oração, jejum, campanhas de oração, consagrações, evangelismos, reuniões de ensino, EBD). Cactus crescem em desertos, e precisam de pouca água. Cactos em vasos, regar 1 vez por mês. Adubagem, podemos "alimentar" a planta três vezes por ano, na primavera, verão e outono. Requisitos básicos para a planta, água e luz.

Ser Cactos não exige muitos cuidados especiais. O "cactos" é forte, além disso está pronto para ser exposto, visível, e seu segredo está em seu interior, guarda os mandamentos, guarda o bom depósito, intercede, está pronto e a disposição a qualquer momento. Para ser cactus, nós, você, tem que "estar cheio do azeite", transbordando. O básico para ele é o essencial. O suficiente para crescer e proteger o local onde foi plantado. Certo que, além de proteger vai ornar (ornamentar) o ambiente. Sua aparência, apesar de na primeira impressão ser solidão, torna-se companheiro para os momentos mais difíceis, vai proteger e não vai cobrar!
Seria você um cactos neste jardim!


MargaridaAlém de ser muito charmosa, é uma planta de fácil cultivo, pois não necessita de cuidados especiais para o seu crescimento e são as preferidas para decorar jardins. Deve-se regar as sementes moderadamente. A semente leva de 7 a 21 dias para germinar. O solo escolhido para o plantio deve ser fértil, bem drenado e ainda receber raios solares boa parte do dia. As margaridas adoram sol e necessitam dele para florescer.

Ser Margarida, é ser charmoso(a)! Quem não gosta de olhar um jardim repleto de margaridas! Poder ajudar na dedicação, no ambiente, é imprescindível. Poder fazer parte do ambiente e ser amável com todos. Você olhar para o local e encontrar diversas margaridas espalhadas em toda a igreja, perto da porta, próximo ao bebedouro, próximo ao banheiro, junto ao sonoplasta, no estacionamento, acredito que você já entendeu o ser charmoso neste caso! (receptivo, cuidadoso, paciente, misericordioso, ajudador)


E como não lembrar da Palmeira que embeleza muito o jardim. Para seu cultivo não se exige muito, apenas uma boa terra. Como sua raiz é funda, ao plantar em terra precisamos cavar um buraco largo e profundo, lembrando que deve ser duas vezes maior que a raiz e tão profunda quanto o pote na qual ela cresceu. Água o suficiente para não encharcar e com isso sua palmeira possa desenvolver novas raízes ao redor.

Ser Palmeira é superar obstáculos, conquistar o impossível, ter a fé de um vencedor, tudo isso com o poder da Palavra de Deus. Estamos (porque vejo) com muitas palmeiras em todas as igrejas do Senhor Jesus espalhadas pelo mundo, palmeiras com raízes profundas, fortes e que seguram e resolvem grandes situações. Palmeiras que, ao soprar dos ventos podem até envergar mas não quebram e, ao passar a ventania, tudo volta ao normal, estão ali, belas, seguras e embelezando o jardim. A palmeira supera a dor! 


Que Deus abençoe por você ser esta tão importante palmeira!


Pense no que diz  I Pedro 2:9 - Somos propriedade exclusiva de Deus.

Quando falamos, ser um jardim fechado, devemos encarar a realidade de que somos fechados para o mundo mas totalmente abertos para Deus.

Estamos sendo cuidados pelas Mãos de Deus.

Todos poderão olhar mas, quem toca, cuida e cultiva é somente o dono do jardim. (Jesus)

Você é muito importante neste jardim!

Cantares 8
13 Ó tu, que habitas nos jardins, os companheiros estão atentos para ouvir a tua voz; faze-me, pois, também ouvi-la:

Mateus 7

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?


Fonte: comofazer.org / mundodeflores.com / comofazertudo.com.br

Aqui eu Aprendi!

28 comentários:

  1. Essa foi a mensagem mais linda que o meu Pastor já pregou na igreja !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amado irmão! Continue intercedendo por mim, agradeço as lindas palavras. Deus é maravilhoso. Pastor Ismael.

    ResponderExcluir
  3. mensagem linda que edifica pq a luz do mundo é Jesus e tudo que Jesus ama somos nós pq ele disse do mundo:

    Dai a cesar o que é de cesar
    e dai a Deus o que é de Deus.
    amem irmao que Deus te ilumine e te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Diogo Garreto obrigado pelo comentário. Jesus cuida muito bem de seu Jardim. E o mais lindo disso é que ELE sempre agrega mais e mais plantas nele. Deus abençoe, interceda por nós neste Ministério que Deus nos abriu. Abraço. Pr.Ismael

      Excluir
    2. Deus seja louvado por tua vida pois eu e meu filho d 11 anos fomos edificados por este estudo lindo , deus te abençoe muito mais .

      Excluir
  4. Brilhante mensagem, exala o perfume de Jesus. É maravilhoso fazermos parte deste jardim onde as plantas se fortalecem na essência do Jardineiro (Deus).

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas palavras Pr.Antônio Arruda. É maravilhoso sabermos que, a cada dia, este Jardim do Senhor está crescendo e se multiplicando. Cada um de nós está sendo cuidado pessoalmente pelo Pai.
    Que Deus abençoe o amado pastor e família.
    Pr.Ismael

    ResponderExcluir
  6. Jucineide Alves P.Santos 16 de março 2013
    Apaz do Senhor Pr Ismael.Que mensagem maravilhosa, toca profundamente em nossos coraçoes,ao ler esta mensagem fui extremamente movida pelo poder de Deus. pricipalmente na parte da palmeira,e tambem do cacto, em fim todo o jardim. Que o Senhor Jesus continue iluminando o senhor, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor. Irmã Jucineide, agradeço pelas palavras. Continue a nos ajudar em oração. Deus abençoe. Pr.Ismael

      Excluir
  7. Caríssimo, saudações fraternas em Cristo! Ora seja! Meu livro favorito da Bíblia, é Cantares de Salomão! Como Deus fala ali, com suas metáforas e outras figuras de linguagem. Fico feliz porque o amado Pr. também faz parte desse lindo e maravilhoso Jardim de Deus, que é a Igreja do Senhor!. De todas as flores, aprendi que devo ser comparado às margaridas, pela simplicidade, pela humildade,porque chamam a atenção somente do Criador, nosso Jardineiro Celestial, que sabe cultivar muito bem as suas flores. Parabéns pelo post. Conte comigo para outras visitas nesse jardim, onde terei a honra de fazer presença com o Jardineiro, e meditar em suas doces consolações. Saudações.

    ResponderExcluir
  8. MEU QUERIDO IRMÃO PR. ISMAEL ESSE SEU TEXTO É MARAVILHOSO E É ASSIM QUE DEUS CUIDA DE SEUS FILHOS, SÓ QUE PARA CADA UM DE SEUS FILHOS ELE SEPAROU UM JARDIM DIFERENTE E COM ROSAS DIFERENTES, MAS O CUIDADO DELE POR NÓS É IMENSO.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a sua postagem! Muito boa mesmo!
    Parabéns! Gostei muito!!!!
    ^^
    A paz!!!
    linkcomjesus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Pastor muito linda sua mensagem , traz ao nosso coração grandes reservas de amor que devem a flora assim como as flores do jardim.

    ResponderExcluir
  11. Linda Mensagem, somos o jardim de Deus só precisamos deixar Ele regar e cuidar de nós. Parabéns pela postagem, Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  12. Linda postagem que o Nosso bom Deus o continue inspirando e ajudando em tudo.
    Pr.Francisco Siqueira. Pres.Igreja Apostólica Assembléia de Deus Rhema
    http://apostolicarhema.comunidades.net
    http://www.fsemeada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. ser um jardim de Deus É protegido por aquele que morreu na cruz do calvário pra nos dar essa proteção.

    ResponderExcluir
  14. ser um jardim de Deus é saber da valor a tudo que ele fez por nós
    deu a vida do seu único filho para morrer por nós na cruz do calvário

    ResponderExcluir
  15. That is a great post, the garden is full of ideas and examples that help us appreciate what Jesus has done for us and how we can respond.

    ResponderExcluir
  16. Profunda mensagem. Ainda não tinha me visto como uma espécie de planta cultivada no "jardim fechado" de Deus. Fiquei a imaginar que espécie eu poderia ser, mas não foi fácil decidir. Penso que uma margarida. Penso. Espero que o Espírito Santo me ajude a descobrir de fato. Foi válido, pastor, parar um pouco para refletir sobre isso. No fim de tudo eu concluo que Deus como conhecedor de mim me aperfeiçoará de modo que nenhum intruso destrua a flor em que Jesus me transformou.
    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  17. Que post lindo, eu fiquei maravilhada na primeira vez que li sobre o jardim fechado, que somos.

    ResponderExcluir
  18. belíssima mensagem !! amei!!me emocionei.

    ResponderExcluir
  19. Estava com vontade de caminhar no jardim... maravilhoso! Reine a paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício de Souza Lino, Grande amigo em Cristo. Sempre muito bem vindo sua participação.

      abraço fraterno

      Excluir
  20. Que linda comparação!!!! Me fez refletir muito sobre que tipo de flor ou árvore eu sou...mas também me fez refletir que sou um Jardim do Senhor, e dentro desse jardim existem várias flores e árvores... umas mais desenvolvidas e outras menos desenvolvidas... umas que Ele (Jesus o jardineiro)já tirou por não produzir frutos ( coisas ou situações de minha vida) outras que ele está colocando fertilizante para desenvolver melhor (as áreas de mimha vida). Jesus é lindo!!!! Obrigada por esta reflexão através de sua mensagem, meu irmão, Ismael Brito! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...