Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Medidas de Capacidade

A Paz do Senhor Jesus!

...continuando nosso estudo...


Agora veremos um pouco de medidas de capacidade, este assunto é abordado na "net"e, deixo expresso que poderão ocorrer divergências quanto aos valores.



MEDIDAS DE CAPACIDADE

Significado de Medida

s.f. Avaliação de uma grandeza por meio da comparação com outra grandeza da mesma espécie tomada como unidade.

Sabe-se  que muitos eruditos, consultores e interpretes consideram as medidas de formas diferenciadas.

As medidas gerais variam de acordo com épocas e os diferentes locais em que são mencionadas.



PARA SÓLIDOS

CABO, encontrado em 2 Reis 6:25.
Correspondente Bíblico 1/18 do efa ou 1/16 da medida
Equivalente atual: 2,05 litros


GÔMER, encontramos em Êxodo 16:16, 22, 36
Correspondente Bíblico Um gômer é a décima parte de uma efa.
Equivalente atual: 3,7 litros


Medida em Genesis 18:6; Alqueire ou Seá "Seah", em 2 Reis 7:1; 1 Samuel 25:18 e Chaliche em Isaías 40:12
Correspondente Bíblico 1/3 do efa
Equivalente atual: 12,3 litros
  • Em Apocalipse (6:6) a Medida (choinix) é igual a 1 litro.
  • Algumas traduções de Ap 6:6 trazem "...queniz de trigo..." ou "...quênice de trigo..." e "...três quenizes de cevada..." ou "... três quenices de cevada..." A medida aí é o koinix, ou quêniz grego, algo próximo a 450 g, o que  podia ser consumido por um homem em um dia. a profecia apocalíptica aponta para uma época de extrema carestia, pois com um denário (denarion), salário pelo trabalho de todo um dia, podia-se comprar tão somente a quantidade inferior a meio quilo de trigo, o que talvez não saciasse um homem, quanto mais toda sua família.


EFA, encontramos em Levítico 19:36; Êxodo 29:40; Juízes 6:19
(unidade básica)
Correspondente Bíblico 10 gômeres ou 1/10 do ômer
Equivalente atual: 37 litros
  • O bato tinha a mesma capacidade do efa, a saber, 37 litros e era o dízimo do hômer, medida básica: "A efa e o bato serão duma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do hômer, e a efa a décima parte do hômer; o hômer será a medida padrão." (Ez 45:11)
  • O efá tinha também a medida de 3 arrobas sendo que uma arroba correspondia entre 13 a 14.6kg.


LETEQUE "letheck", encontramos em Oséias 3:2 (um ômer e meio)
Correspondente Bíblico 5 efas ou 1/12 do ômer
Equivalente atual: 185 litros



CORO, encontramos em Esdras 7:22  ou  Ômer em Ezequiel 45:11
"medida em solido e liquido"
Correspondente Bíblico 10 efas
Equivalente Bíblico: 370 litros


  • Ezequiel 45:14 >>> quanto à porção fixa do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte do bato tirado dum coro, que é dez batos, a saber, um hômer; pois dez batos fazem um hômer;



PARA LÍQUIDOS

SEXTÁRIO ou LOGUE, encontramos em Levítico 14:10 (...um logue de azeite)
Correspondente Bíblico 1/12 do him
Equivalente atual: 1/2 litro.


HIM, encontramos em Levítico 19:36; Êxodo 29:40; Ezequiel 4:11 
Correspondente Bíblico 1/6 do bato
Equivalente atual: 6,2 litros (seis litros e dois decilitros).


BATO (unidade básica) encontramos em Isaías 5:10 e CADOS vemos em Lucas 16:6
Correspondente Bíblico 1/10 do coro
Equivalente atual 37 litros (igual ao efa).

  • O bato (batoV, batos) era a medida de três ânforas (vaso grego antigo, cujo nome amforeuV, é uma haplologia de amfi "dos dois lados", e ferw, "levar", "carregar". desta forma seu nome quer dizer "o que se leva por ambos os lados", pelo fato da ânfora ter "alças" de ambos os lados para fins de transporte).
  • Correspondia a 37 litros, como o bato do Velho Testamento.
  • O que o primeiro devedor tinha como dívida na parábola do mordomo infiel (Lc 16:1-13) era "...cem cados de azeite..." ou "Cem batos de azeite..." (ekatou batouV elaiou, ekatou batous elaiou) ou mais de 3.500 litros de azeite. O bato era a medida hebraica de maior capacidade para líquidos e seu nome grego deriva do hebraico bath. A tradução cados vem do grego kadoV, kados, "vaso", de origem semítica, e era um grande vaso de barro para líquidos como vinho e outras bebidas.

CORO encontramos em 1 Reis 5:11; Lucas 16:7
Correspondente Bíblico 10 batos.
Equivalente atual 370 litros.

  • O koroV, koros, transliterado para coro, medida para secos que podia também ser usada para líquidos, era como o "ômer", equivalendo a 10 batos. No texto de Lc 16:7, o segundo devedor da parábola do mordomo infiel (Lc 16:1-13) devia 100 coros de trigo ou 37.000 litros, uma porção considerável.
  • 1 Reis 5:11 "E Salomão dava a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte , coros de azeite batido; isso fazia anualmente."  

METRETA "Almude" encontramos em João 2:6-11
Em alguns textos consideram a METRETA, também igual ao bato, mas é provável que a metreta tivesse 30 a 40 litros.
  • Almude - medida de capacidade para líquidos e cereais que levava 12 canadas ou 48 quartilhos equivalente a cerca de 16,8 litros. Canada era uma das principais unidades de medida de volume para líquidos em Portugal, equivalente a 1,4 litros (fora de uso).
  • Metreta - seu nome grego, que também significa "medidor", deriva-se do verbo metrew, metreo, "medir", "contar", calcular".  Na Septuaginta é a tradução do bato (bath) hebraico.
  • A FESTA DE CASAMENTO: Naquelas bodas haviam seis talhas de pedra (liqinai udriai, lithinai udriai) de duas ou três metretas. Cada talha, portanto, reservava até 120 litros, perfazendo, no total de seis talhas, 720 litros! O historiador hebreu Josefo aponta a capacidade de 25 litros para cada metreta. Sendo assim, em cada talha caberiam até 75 litros, que no total de seis talhas contariam 450 litros, o que já se caracterizaria um extraordinário milagre de abundante fornecimento de vinho, para todos os dias daquela abençoada festa de casamento.



Temos ainda:

Alqueire mencionado em Mateus 5:15; Marcos 4:21 = 8,75 litros
  1. "alqueire", é uma medida usada através de uma vasilha, possivelmente de barro, como um vaso, objeto bastante familiar e comum em qualquer casa.
  2. Era usada para medir cereais, grande o bastante para receber mais que oito litros deste conteúdo. Outro uso que se dava para esta medida era o apagar das candeias, facho de madeira acesa que iluminava o interior da casa. O velador era um suporte para a candeia, que impedia de cair  de certa altura da parede. Desta forma Jesus assevera em Mt 5:5 e Mc 4:21 que "...nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa." e "Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador?" A palavra alqueire é derivada do termo árabe al-káil. Aqui não se trata de medida de área, mas de capacidade. Diferentemente do alqueire bíblico, este mediria 16 litros.
  3. Tem a particularidade de poder ser usada como medida de capacidade, peso e superfície. Dependendo da região pode equivaler a 10 a 14 litros de cereais (mais aceito entre 13 litros) ou entre 11 e 15kg. Quando usada com líquidos equivale a cerca de meio almude ou 6 canadas.


Medida "saton", medida hebraica, mencionado em Mateus 13:33; Lucas 13:21
cerca de 1/3 do bato = 13 litros.
  1. parábola do fermento (Mt 13:33; Lc 13:21) a medida descrita é o sato (saton, saton), uma medida hebraica, usada para calcular a quantidade da farinha, não para o fermento. Cada sato correspondia a 13 litros. Tres deles alcançavam a grande quantidade de 37 litros, para uma receita a ser preparada de uma só vez.

Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. Olá, gostaria de dizer que gostei muito desse estudo, porém tenho uma pergunta sobre medida em litros, quantos litros de azeite cabiam em cada vaso mensionado em 2 Reis 4. 4,5e6?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Adeildo Costa.
      Em pesquisas realizadas e no que possuo, não encontrei exatamente a quantidade que caberia dentro da botija, lembrando que esse recipiente poderia ser de tamanho pequeno ou médio, não nos é informado. De fato o texto hebraico destaca que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía. No entanto, foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande milagre. O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para Deus operar os seus propósitos.

      Como curiosidade, vejo como interessante o conhecimento em saber quanto caberia nas vasilhas, mas há coisas que são mister.

      Agradeço sua participação e caso algum dos nossos leitores e amigos tenham maiores informações, fica o espaço para nos passar o conhecimento.

      Que possamos sempre nos atentar para o Milagre pois para Deus nada é impossível!

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. no livro de juízes,na bíblia Hebraica no capim.6,vers.37,diz,que gideão ao expremer o velo de lã encheu uma botija de água.minha pergunta é qual a capacidade cabta nessa botija.nas versões revista e corrigida e alguma,outras diz 1 tava cheia,outras versões 1 pode,ou vizinha.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...