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quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Serpente e o Vaga-lume

Reflexão

A Serpente e o Vaga-lume

Conta uma lenda que, certa vez, uma serpente começou a perseguir um pobre vaga-lume.

Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.

O vaga-lume fugiu o primeiro dia, fugiu o segundo dia e nada da serpente desistir. No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

- Posso te fazer três perguntas?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar – disse a cobra.

- Pertenço a sua cadeia alimentar?

- Não – respondeu a cobra.

- Eu te fiz algum mal?

- Não – continuou ela.

- Então, por que você quer acabar comigo?

- Porque eu não suporto ver você brilhar – disse, finalmente a serpente.
Autor desconhecido

Que possamos, como Filhos de Deus, regenerados em Jesus Cristo, irradiar também a glória do Profeta de Nazaré.

Amados(as) irmãos(as) com está reflexão podemos perceber como é "muito" importante sermos luz do mundo. Agora, pergunto aos queridos leitores, neste tempo em que vivemos, o que fazer para que a luz continue resplandecendo? Qual o alerta que estamos recebendo de nosso Senhor?
Medite!

“E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes se tornaram brancas como a luz” Mateus 17.2

De acordo com este versículo, houve uma mudança em Jesus, que resplandecia como o sol e a luz. O mesmo deverá acontecer conosco, através da conversão, tivemos nossa vida mudada, transformada. Este é o alerta que Jesus nos dá: que sejamos luz e que nossa luz resplandeça.

Mateus 5.14aVós sois a luz do mundo...”

Mateus 5.16 “Assim resplandeça vosso luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

João 8.12 "Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida."


Em nosso caminhar encontraremos obstáculos, situações que iremos precisar "como seres humanos que somos", de coragem, determinação, propósito. O "Espírito Santo" nos fortalecerá!

Lembre-se da atitude de Neemias "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?"

Continue a realizar a Maravilhosa Obra do Senhor Jesus! Não se importe com os comentários, com as palavras de desanimo, faça igual fez o sapinho vencedor, só dê ouvidos ás Palavras de Deus. Mesmo que esteja "com muitos, ou com poucos" anos de dedicação, pegue os punhados de terra que te lançam, tentando de sufocar e transforme em chão firme.

Tenha Fé, preserve os Frutos do Espirito, e Vença! Renove suas forças!

"Minha pequena luz, eu vou deixar brilhar. Por onde quer que eu vá, eu vou deixar brilhar. 
Brilhar, deixar brilhar, deixar brilhar
Uma luz, esperança viva na voz e no coração. Linda luz que acende e mexe todo fogo da inspiração. Que traz a força e faz continuar a força da liberdade. Por isso a minha luz vai brilhar. Na minha vida eu vou, eu vou deixar brilhar. 
Brilhar, deixar brilhar, deixar brilhar" 
Louvor: Pequena luz - Raiz Coral
Aqui eu Aprendi!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A casa da sua vida

Texto de reflexão

Construa sabiamente a casa da sua vida


Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família.

O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.


Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autor Desconhecido
I Pedro 3
17 É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.

Construa sua história sendo amigo de Deus!  

Estamos vivendo momentos onde muitos estão deixando-se levar por "ilusões", com isso, colocam seus corações nos "prazeres" e esquecem de fazer o bem!

Só fazem o bem para si "próprios"!

Fazer o bem, diria que é ser magnânimo não importa com quem. 

Quando se está longe dos propósitos de Deus os pensamentos, as ações são sem sentido. A dedicação é passageira, o egoismo é notório.
Não se esqueça:  a vida é um eco, tudo o que fizer para o próximo poderá refletir para si mesmo!

Amados irmãos, com altruísmo, vamos ajudar, vamos utilizar os melhores instrumentos. Prudencia e Sabedoria!
Garanto para você que o seu trabalho não é em vão. Estão acreditando em você.
Não desanimes! Sua recompensa vem das mãos do Senhor!

Gálatas 6
10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Aqui eu Aprendi!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Escola Bíblica Dominical - Professores x Alunos

Professores conheçam seus Alunos.


Texto Pedagógico

Interação Professor x Aluno

Algumas dicas:

1 - Saber o nome de cada aluno e chamá-lo pelo nome.

2 - Fazer uma lista com nome, data de aniversário, telefones e email dos alunos. Na data de aniversário, fazer uma ligação, enviar um email. Mencionar a data de aniversário do aluno diante da turma, entregando um cartão ou uma lembrancinha (se puder).

3 - Ligar para os alunos que estão ausentes. Se precisarem de uma visita, organizem este momento com outros alunos.

4 - O professor deve orar por seus alunos. Pedir oração por algum aluno que está passando por uma dificuldade.

5 - Procurar conversar com os alunos.

6 - Conhecer o perfil da turma ou tipo de classe, por exemplo: classe de jovens, de senhores, de senhoras, Terceira Idade, casais casados, “casais” ainda não casados (noivos), etc.

7 - Contextualizar o tema da aula para o tipo de classe e de aluno que você ensina.

8  - Promover a participação do aluno, durante a aula.

9 - Estar presente às aulas e se sentir participante da classe – criar vínculo com a turma.

10 – Não se esquecer de algumas datas (como estas citadas abaixo), mencioná-las na sala de acordo com o tipo de aluno que você tem e promover algo de acordo com suas possibilidades.

Dia Internacional da Mulher: 8 de março
Dia das Mães: 2º.domingo de maio
Dia do Pastor: 2º.domingo de junho
Dia dos Namorados: 12 de junho(para classe de casais casados ou noivos)
Dia dos Avós: 26 de julho
Dia dos Pais: 2º.domingo de agosto
Dia do Idoso: 1º.de outubro
Dia do Estudante: 11 de agosto
Dia da Secretária(o): 30 de setembro - na EBD e nas classes de EBD há secretárias(os).
Dia da Criança: 12 de outubro

11 – Criar um blog para a turma. Manter contato com os alunos através das redes sociais.

12 - Organizar eventos sociais para a classe, EBD extra, num local adequado para momentos de oração, de estudo, troca de experiências, socialização, brincadeiras (observar a idade) etc.

Para estes eventos, sugiro a utilização de dinâmicas.
Sugestão de leitura: Dinâmicas de Grupo na EBD

O uso de dinâmicas poderão ajudar ao professor obter maior interação com os alunos e promover maior integração e conhecimento.


Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
Matéria do blog Atitude de Aprendiz 
Aqui eu Aprendi!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Usa-me Senhor!

Pare de fugir!
Diga em alta e clara voz: usa-me Senhor!

Quando vamos parar de nos esconder, fugir de Deus! Por um acaso você já sentiu vontade de parar de tomar decisões? sim, é isso mesmo, você está passando por um processo de aprovação e fugir não será a melhor opção!
Não sinta pena de você mesmo!

O profeta (Elias) acabou ensaiando uma oração repetindo-a com as mesmas palavras; "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem." - I Reis 19.10

Repetir as mesmas palavras já nos mostra que a "desculpa" estava pronta, antes mesmo da pergunta, já havia ensaiado a resposta! E você? Qual a "desculpa" que tens usado como padrão para não realizar a obra do Senhor, para não sair da caverna, para continuar fugindo!

Será que podemos parar de "criar" tantas desculpas e aceitar o Ministério que Deus reservou para cada um dos seus escolhidos. Seja uma benção!

Pense comigo!
Nenhuma Desculpa é aceitável!

Da próxima vez que você achar que tem um motivo para DEUS não usá-lo, lembre-se das seguintes pessoas:

01. Noé embebedou-se
02. Abraão era muito velho
03. Jacó era um mentiroso
04. Lia era feia
05. José foi escravo e assediado
06. Moisés gaguejava
07. Miriã acabou fazendo fofoca 
08. Ester era órfão e prisioneira de guerra
09. Gideão era medroso
10. Sansão tinha cabelos longos
11. Raabi era prostituta
12. Davi era novo demais
13. Davi adulterou
14. A armadura de Davi não servia
15. Jeremias e Timóteo eram muitos jovens
16. Elias era desprezível suicida
17. Isaías pregou nu
18. O único treinamento de Amós foi como colhedor de figos
19. Jonas fugiu de Deus
20. Noemi era viúva
21. Jó perdeu tudo
22. João Batista comia gafanhotos
23. Os discípulos dormiram enquanto Jesus orava
24. Marta se preocupava com tudo
25. Felipe via dificuldade
26. Maria Madalena era endemoniada
27. Zaqueu era muito baixo
28. Pedro era muito impulsivo
29. Marcos tinha desistido de tudo
30. Timóteo tinha úlcera de estômago
31. Lázaro já havia morrido!
32. Paulo foi um perseguidor
33. Tomé duvidou

São 33 situações e exemplos que mostram o quanto Deus é maravilhoso e não faz acepção de pessoas. Não vejo razões para que você pare de ser Vaso de Deus!

Não caia na tentação de desistir! Desistir jamais!

Continue em frente! Levanta e anda em nome de Jesus! Lute e conquiste a Vitória!
Seja animoso e Valente de Deus!
O que você está fazendo dentro da caverna? Saia para fora! Mostre-se!
O Senhor tem grandes projetos para se cumprirem na sua vida.
Permita que o Senhor use o instrumento poderoso que você é, seja aprovado por Deus!

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" 1 Coríntios 1:27

Jesus te ama!
Aqui eu Aprendi!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Escola Bíblica Dominical - Preparando a Aula

...continuando com os Subsídios Pedagógicos EBD, estaremos hoje abordando sobre a preparação da aula.

TEXTO PEDAGÓGICO: Preparando a aula

Professoras e professores, observem esta situação:
“Trim... Trim.... Trim... Trim...Trim
Insistentemente toca o despertador.
O professor da EBD, Fulano de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para o relógio. São 8:00 horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa no agendamento feito com os colegas professores  que hoje é seu dia de  ensinar. Começa a procurar a revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa: Vai ser moleza! E chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas
(Por Sulamita Macedo).

O professor Fulano de Tal não se preparou para a aula e vai improvisar, julga que vai ser fácil e ainda não é pontual.

Infelizmente, esta é uma situação que pode ser constatada com frequência.

Mas, vejamos o que a Bíblia nos fala em Lc 14.28: “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”

Então, posso dizer: Qual de vocês tendo uma aula para ministrar não se assenta primeiro para estudar e organizar as atividades de ensino?

O versículo citado conclama os professores para preparação antecipada da aula.

Alguns pontos devem ser observados no momento preparação da aula:

- Leiam a lição pelo menos 02 vezes, com uma semana de antecedência.

- Nesta leitura, observem o que há de mais importante. Escrevam pontos que mais chamou sua atenção e são relevantes para sua turma.

- Pesquisem em outras fontes sobre o tema da aula.

- Organizem um roteiro para trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de aluno que você ensina.

- Tenham cuidado com o tempo da aula e as atividades que serão realizadas.

- Procurem meios para dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e motivados a mudar a rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma atividade unilateral.

Preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes! Dessa forma, haverá facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação dos alunos. Com certeza, os resultados aparecerão!

“Se é ensinar, haja dedicação ao ensino”. Rm 12.7b

Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
Matéria do blog Atitude de Aprendiz

Leia também:
Aqui eu Aprendi!

sábado, 20 de abril de 2013

Mãos à Obra!




Vamos iniciar este "post" com uma Reflexão:

Durante a defesa da Península de Bataan nas Filipinas  (Segunda Guerra Mundial); um dos comandantes alinhou os seus homens e pediu um voluntário para uma perigosa missão. Ele disse que qualquer soldado que estivesse disposto a servir nesta missão deveria dar dois passos à frente. Olhando para o seu memorando por um momento, em seguida olhou para os soldados e exclamou com espanto: “O quê, não há nenhum voluntário?” O Comandante não encontrou nenhum de seus homens á frente. Rapidamente alguém chamou o Comandante e explicou: “Capitão, o senhor não está entendendo. Todos os homens avançaram dois passos!” 

Pergunto a você:
- em seu Ministério (Igreja) tens dado os passos para o crescimento da obra?
- tens ajudado, seja na mais simples ajuda possível?
- estamos trabalhando ou estamos descansando na Igreja?
você tem dito aquela frase: - não sou obreiro então não preciso fazer!

Disse Jesus:  “Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10.45)
Se há o desejo de crescer no conhecimento e na graça, precisa haver o desejo de servir.

Vamos "viajar" um pouco na maravilhosa missão de Neemias.

Imagine se Neemias, diante daquela missão (restaurar os muros), olha-se para a situação, seu posto (posição social) e não acreditasse no impossível.
Quando estivermos entrando em uma missão precisamos ter Fé, Animo, Motivação, União e Disposição.
Mesmo com uma realidade totalmente contra, a Esperança desse homem não morreu. Ele foi adiante, convocou o povo, mostrou sua coragem.

Neemias já estava com o projeto dado por Deus (2.12), a sua fé pessoal estava cheia. Os recursos para a obra também estavam em suas mãos (2.8), agora era só convocar o povo (este foi o maior desafio), chamar o povo para uma grande cooperação, estarem dispostos a trabalhar na obra (2:18) "Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra."

A sua visão da obra de Deus, da missão que Deus colocou em suas mãos tem motivado o povo para a restauração dos muros, para colocarem as mãos na obra?

Faça como fez Neemias, em um dos mais intrigantes momentos dos relatos Bíblicos, onde no capitulo 3 há uma enorme relação de nomes voluntários para o trabalho na obra do Senhor.
São trinta e oito nomes mencionados neste capitulo que fizeram a diferença.

Quero dizer hoje para você que, seu nome, sua posição, está sendo anotado no relatório dos voluntários para a grande Vitória do Senhor.

Precisamos colocar nosso nome na grande lista dos voluntários.
Dê um passo á frente! Mostre-se!

Mas você poderá dizer:
- mas eu não sou pedreiro para mexer na massa e colocar concreto e tijolos! Você diz ainda: - não sei colocar uma pedra nesse muro!

Agora pense comigo:
Você acha mesmo que todos os voluntários que estavam com aquele homem (Neemias), numa missão tão grandiosa, eram todos pedreiros, todos sabiam trabalhar com a massa, colocar pedras, erguer muros?

Respondo para ti: - Não! Ali haviam diversos voluntários do Senhor.

Na reconstrução dos muros trabalhou gente que não era do ramo, que não era pedreiro, por exemplo, Uziel era ourives (o que executa ou vende objetos de ouro e de prata ) e Hananias era perfumista (3.8).

Um ourives precisava ter mãos bem cuidadas, trabalhar com ouro e prata exige sensibilidade. Um perfumista precisava de um olfato preservado, trabalhar com boticários exige percepção.

Mas te digo com isso, eles foram trabalhar na construção.

Ainda podemos falar de Refaías que era filho de um governador ou ele próprio o era (3.9). Não encontramos aqui aquela tão ouvida declaração "meu dom não é este", desculpa que tanto ouvimos nas Igrejas do Senhor Jesus Cristo para se fugir dos compromissos na Casa do Senhor. Eles puseram a mão na massa.

Meu amado irmão, diga hoje mesmo:
- Eu também quero estar nesta lista!

O Senhor continuará levantando a todos quanto quiser para levarem adiante Seus projetos e Ele continuará a usar todos os que forem chamados segundo o Seu propósito. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (I Co 15.58)

Vamos trabalhar com disposição, zelo e coragem. Como resultado, os muros foram restaurados em 52 dias (6.15). O que parecia impossível tornou-se real.

Mas que coisa mais controversa, pois os muros, geralmente, são para separarem pessoas mas, quando o controle está nas mãos de Deus e seus servos obedecem a Sua voz, o resultado é de excelência, é outro, completamente diferente do que se pode explicar. Veja só, temos por exemplo, A Grande Muralha da China que foi construída para impedir a entrada de tribos saqueadoras. Em contraste, o Muro de Berlim na Alemanha mantinha as pessoas presas. No entanto, a reconstrução dos muros de Jerusalém serviu para unir as pessoas.
A construção desse muro também serviu para oferecer proteção, foi uma demonstração de trabalho em equipe. Todos juntos com seus dons e talentos, unidos para realizar muito mais do que poderia ser feito individualmente.

Precisamos ver nas Igrejas pessoas unidas, trabalhando juntas.
Não podemos esquecer que nossos dons e talentos são presentes de Deus e devem ser utilizados para a edificação do Seu reino, de Sua obra.

Um excelente trabalho para vocêparabéns por seu nome estar na lista!


Em uma escala de 1 a 10, que nota você daria para o seu envolvimento na obra de Deus?

Podemos melhorar?

abraço fraterno
Pr.Ismael

Informativo: A Batalha de Bataan foi uma das primeiras e mais duras batalhas acontecidas entre norte-americanos e japoneses durante a II Guerra Mundial, no início da Guerra do Pacífico, durante a invasão das Filipinas pelo Japão em dezembro de 1941, poucos dias após o ataque japonês a Pearl Harbor.

Fonte: 
wikipédia; 
Reconstruindo os muros : Nehemiah; 
Bíblia Defesa da Fé; 
Dicionário Bíblico
Aqui eu Aprendi!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Escola Bíblica Dominical - A Aula

Texto Pedagógico:  A Aula

De posse de um planejamento de ensino, o professor deve observar algumas orientações para a execução da aula, para que haja uma condução adequada do que vai ser estudado e o tempo destinado para tal fim.

Para efeitos didáticos, a aula está dividida em três partes:

1 – Introdução
            Nesse momento, você deve cumprimentar os alunos, apresentar os visitantes, perguntar como eles estão, como passaram a semana e depois disto deve falar sobre o tema da aula, situando-o no contexto das lições anteriores.

2 – Desenvolvimento
            Esta etapa da aula é a mais longa, por isso você deve trabalhar o tema, dinamizando o ensino, diversificando os recursos a cada aula, para que haja sempre o elemento surpresa.
Procure expor em primeiro lugar as partes mais importantes do assunto e contextualize-o com a vida do seu aluno para que a aprendizagem seja significativa. Para tanto, leia a lição pelo menos 02 vezes, anote os pontos mais relevantes. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais.
Utilize de forma adequada o tempo de aula, abordando o tema em estudo com segurança, clareza e objetividade. Não se esqueça de promover a participação dos alunos na aula.
Lembrem-se   que o aluno aprende:
10% do que ouve
20% do que vê
50% do que ouve e vê
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz.

Diante disso, oportunizem aos alunos situações que envolvam, além da audição, elementos visuais, atividades que promovam a fala e o fazer. Pois, quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem, mais eficaz ela será.
            Prepare-se para ministrar a aula, o aluno percebe quando você não estudou ou não está seguro. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis.  Não passe a aula lendo a lição, nem contando estórias para preencher o tempo. Utilizar-se de um fato para exemplificar do tema é bom, mas deve ser de forma sucinta.
            Durante a aula, caminhe na frente da classe, não permaneça em um só lugar e procure olhar para todos os alunos, não deve ficar com a visão centralizada em só ponto. Observe a expressão facial e postura corporal dos alunos, pois estes dois elementos “falam” sobre a atenção, o entendimento do tema, se o aluno está interessado e motivado etc. A postura do professor também é muito importante, deve  demonstrar que está feliz e alegre  por estar ensinando.
            Observe qual o momento mais adequado da aula para mencionar os aniversariantes, fazer pedidos de oração e agradecimentos, e ainda combinar algo específico com a turma. Veja com o secretário da classe, quais os alunos que estão faltando e procure comunicar-se com eles. Dessa forma, você está criando vínculo afetivo com a turma.

3 – Conclusão
            Nesse momento, você deve, de forma objetiva, fazer um fechamento da aula. Você pode ainda fornecer bibliografia sobre o tema para que os alunos se aprofundem no assunto e também fornecer alguma orientação para a aula seguinte, caso necessário.

            “... Se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Rm 12.7.


Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
Matéria do blog Atitude de Aprendiz 
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