Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Quem foi Teófilo?


"Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;" Lucas 1:3

"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar," Atos 1:1

Ambos os escritos do Médico amigo, Dr.Lucas, tanto os Atos dos Apóstolos quanto o Evangelho segundo Lucas, foram dedicados à mesma pessoa. O ilustre Teófilo.

Mas quem foi Teófilo? O que mais podemos saber dele?

Teófilo - uma pessoa de excelente posição social (rico)

O personagem Teófilo.
Muitos autores debateram com respeito a este personagem. Afinal quem ele era?
Existiu de fato? Ou foi apenas um recurso de linguagem.

O nome Teófilo vem do grego que quer dizer, “Teo = Deus”, "filos = amigo", seria na tradução “o amigo de Deus”.

Paulo como ele mesmo afirma, queria que Teófilo conferi-se a veracidade dos fatos, pudesse conhecer de perto Jesus Cristo e sua doutrina. A leitura do texto sugere que Teófilo seria um alto funcionário do Império Romano, que de fato existiu, convertido ao cristianismo. Se ele possuía a habilidade da língua grega, latina, sua leitura e compreensão, não poderia ser um cidadão comum, ou analfabeto. Lucas queria que ele tomasse conhecimento de sua narrativa, com ordem descritiva, narrando os fatos da vida de Jesus. Como era costume da época, certamente Teófilo, teria patrocinado este escrito e depois iria difundi-lo entre seu círculo de relacionamento.

As atestações Clementinas, de meados do século II, relatam que, após a pregação de Pedro, Teófilo, detentor da posição máxima entre todos os cidadãos proeminentes de Antioquia, teria cedido o grande (salão ou colunata) de sua casa para as reuniões de culto a Deus.

A visão história abrangente dada em Lucas 3.1s, bem como a característica de todo o escrito, demonstram que o Dr.Lucas escreveu a um amplo círculo de leitores de origem grega, onde Teófilo seria o representante.

Teófilo um personagem real!

O que dizem outros autores:

William Barclay em O Novo Testamento comentado por William Barclay, descreve: Lucas 1:3 o chama "excelentíssimo Teófilo". A frase em realidade significa "sua excelência", e Teófilo deve ter sido um homem que ocupava um alto posto no serviço do governo romano.
Há três possibilidades com respeito a ele.
(1) Possivelmente Teófilo não seja seu nome real. Nesses dias era muito perigoso ser cristão. Teófilo provém de duas palavras gregas: theos que significa Deus, e filein que significa amor. É muito possível que Lucas escrevesse este Livro para alguém que amava a Deus, cujo nome real não utilizou, devido ao dano que tivesse podido lhe causar.
(2) Como já dissemos parece que Teófilo, se era uma pessoa real, deve ter sido um alto funcionário do governo. Talvez Lucas escreveu o livro para lhe mostrar que o cristianismo era algo belo e que os cristãos eram gente boa e admirável. Possivelmente Atos seja uma defesa do cristianismo escrita para persuadir a um funcionário do governo de que não perseguisse os cristãos.
(3) Há uma teoria mais romântica que qualquer das anteriores.
Lucas era médico, e naqueles tempos os médicos às vezes eram escravos. Talvez Lucas fosse o médico de Teófilo. Possivelmente Teófilo esteve doente, próximo à morte, e pela perícia e devoção de Lucas recuperou a saúde. Possivelmente em sua gratidão o libertou. É possível então, que Lucas desejasse fazer algo para demonstrar quão agradecido estava por esse dom. A coisa mais preciosa que tinha era a história de Jesus, e possivelmente a escreveu e a enviou a Teófilo porque era o mais valioso que tinha para lhe dar em troca da liberdade que recebeu. pg.6

Ivo Storniolo em sua obra “Como ler o Evangelho de Lucas” afirma:
“Sua obra foi dedicada a Teófilo, certamente uma pessoa de posição que, segundo o costume, teria patrocinado e iria difundir os escritos”, pg. 17

Carson na Introdução ao Novo Testamento, confirma:
“A maneira mais natural de entender a expressão é que Teófilo era uma pessoa de verdade e o mecenas de Lucas, provavelmente pagando os custos da publicação do livro, e que por isso a ele dirigido. O adjetivo provavelmente significa que Teófilo era uma pessoa de posição”, pg.131.

Childers, Charles L. Comentário Bíblico Beacon, v.6, Ed.CPAD,2006: concorda e argumenta: "Excelentíssimo é um titulo de respeito, usado para pessoas de autoridade. Teófilo foi provavelmente um oficial romano. Talvez isto seja ressaltado pelo fato de o autor utilizar o mesmo titulo, no original em grego, três vezes no livro de Atos (nessas ocorrências, traduzido como ‘potentíssimo') e nessas três vezes ele se dirige a um oficial romano". , pg.356. As passagens são: Atos 23.26; 24.3 e 26.25.

Hendriksen, William, Comentário do Novo Testamento – Lucas, v.1, Ed.Cultura Cristã,2003 - "É impossível determinarmos se aqui Teófilo é mencionado como ocupante de uma elevada posição no governo, como parte da ordem eqüestre ou simplesmente como uma pessoa digna de honra muito elevada. Portanto, não podemos dizer se a tradução correta de Lucas (1.3) é ‘sua excelência' ou ‘nobilíssimo'. Nos cabeçalhos ou introduções dedicatórias, o epíteto usado por Lucas aparece de forma bastante freqüente, às vezes, quem sabe, como expressão de cortesia" pg.88

ainda comentando Lucas 1.4 Hendriksen expõe: "É evidente que Teófilo já havia recebido alguma – talvez até mesmo uma boa quantidade de – informação sobre a doutrina cristã. Em certa medida, a verdade da religião cristã estivera ressoando em seus ouvidos; ou seja, que ele tivesse sido ‘catequizado'". Hendriksen, William, pg.89.

O Dicionário Enciclopédico da Bíblia no verbete Teófilo assim se expressa: “cristão nobre, provavelmente de Antioquia, ao qual São Lucas dedicou seu evangelho (Lc 1,3) e os Atos dos Apóstolos (At 1,1)”, pg. 1491.

Baxter, J. SidlowExaminai as Escrituras, v.5, ed.Nova Vida, 1988, .afirma: "Por que Lucas tem cuidado em explicar a localização de lugares na Palestina ao escrever a judeus daquela região? - "Uma cidade .da Galiléia, chamada Nazaré"; "E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia"; "Arimatéia, cidade dos judeus"; "Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios", etc. E por que será que no momento em que sua narrativa chega à Sicília e Itália ele cita os lugares sem dizer nada sobre sua localização, a não ser que a pessoa a quem escreveu habitasse nessa região?" pg.258

**Segundo John Wesley, o honorífico era usado para os governadores romanos. Teófilo seria um personagem importante de Alexandria.

**Segundo Matthew Henry, Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro.


E que possamos continuar crescendo na Graça e no conhecimento.
Que o Espírito Santo nos ajude em tudo!


8 comentários:

  1. gosto da ideia de pensar que lucas dedicou anos de sua vida para mostrar a verdade e salvar a vida de um único homem,lucas escreveu todo o livro do evangelho de lucas para apenas uma pessoa ,teofilo anos de dedicação por uma unica alma (michael bruno galvao de paula)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael Bruno Galvao de Paula, obrigado pela participação.

      abraço fraterno

      Excluir
  2. Penso que concordo com algumas ideias de Barclay. Teófilo é um nome incomum para um Romano. Pois é um nome grego. Acredito que Lucas tenha endereçado estas cartas, ou tratados, como ele afirma, a uma comunidade de crentes dentro do império e que haviam recebido alguma parte da doutrina, possivelmente por intermédio de Paulo, enquanto esteve preso em Roma. Quando endereça a a Teófilo ele na verdade está endereçando a uma 'Persona'

    A análise mais acurada do texto permite que concluamos que Lucas está querendo alimentar a fé incipiente de pessoas que "amavam a Deus" mas aínda.nao haviam se deparado com aquilo que este Deus que amavam havia feito por elas ao planejar a salvação. Penso que o conteúdo dos escritos de Lucas tem um alcance universal, justamente porque não é destinado a um Teófilo, mas a todos os Teófilos. Impossível concluir todavia que este Teófilo seja alguém que houvesse patrocinado Lucas, ou que fosse do alto escalão do governo ou que fosse de Antioquia. Estas sim apenas conjecturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Piero Mello. Interessante seu posicionamento e "pensamento". Graças a Deus que o Espírito Santo está falando com cada um dos "Teófilos" 'Amigos de Deus' desta terra.

      Volte sempre!
      abraço fraterno

      Excluir
  3. E muito bom aprender as profundezas das santas escrituras, crescendo na graça e no conhecimento, guardarei no meu coração.otima leitura e ótimos comentários, que o espírito santo possa nos ensinar a cada dia mais, um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha! Muito maravilhoso! Aprendi muito! Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Grata pela informação, procuremos sempre o estudo das Escrituras.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...