Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

O urso e os dois viajantes

O urso e os dois viajantes

Certo dia, dois homens viajavam juntos através de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, um enorme urso surgiu do meio da vegetação, á frente deles.
Um dos viajantes, de olho em sua própria segurança, não pensou duas vezes, correu e subiu numa árvore.
Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no chão e permanecer imóvel, susteve a respiração fingindo-se de morto. Ele já escutara que um Urso, e outros animais, não tocam em corpos de mortos.
Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabeça de cima para baixo, e então, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente.
Certificando-se que o urso não voltava, o homem que estava em cima árvore então desceu. Curioso com a cena que viu lá de cima, ele perguntou:
"Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Afinal o que é que o urso te segredou? Ele lhe disse algo?"
"De fato, Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que não é nada sábio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflição, me deixa na mão!".
Moral da história:  São nos momentos difíceis que se conhecem os verdadeiros amigos.
Texto adaptado - fabulas de Esopo

Esopo: escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares.
A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
As fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.

Em nosso caminhar, dia a dia, nos deparamos com situações que nos deixam angustiados. Em algumas dessas ocasiões um ombro amigo é sempre bem vindo, mas infelizmente quando o buscamos não o encontramos, cadê, sumiu! Mas o verdadeiro amigo está conosco, conhece o coração (quebrantado) e sempre está a nos socorrer. Nosso Amigo Fiel, Jesus Cristo! O Amigo de todas as horas. O Amigo que sempre nos revela o Seu tão grande Amor!

Jesus nos chama de amigo!
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer." João 15.15


Um amigo não abandona o outro!
Por volta de 65 d.C, o Apostolo Paulo foi novamente preso em Roma, mas com todo o sofrimento e sua morte iminente, sabia que o Verdadeiro Amigo estava com ele naquele tão angustioso momento. O apostolo nos confirma isso quando lemos o que escreveu a Timóteo: "Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado” 2 Timóteo 4:16

Podemos observar que o apostolo Paulo faz menção do abandono que sofreu por todos, antes o desampararam. No entanto, a despeito de ter sido abandonado na primeira audiência que envolveu seu julgamento por ter sido preso injustamente, por causa do Evangelho de Jesus, Paulo da seu testemunho, expõe que um Amigo não o abandonou: “Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão,” 2 Timóteo 4:17

Aqui eu Aprendi!
O homem (ser humano) abandona seu amigo na hora mais difícil, mas Jesus não! Jesus é o Amigo Fiel, Ele nunca nos abandona! A fidelidade de Jesus em ser amigo presente dos seus, independente das circunstancias, revela o Seu profundo amor. Ele passa conosco e nos dá o refrigério, o verdadeiro abraço de um amigo que está sempre por perto! Aleluia!

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. Salmo 34.18

Acredite, creia, Jesus está tão próximo de nós que, em certas ocasiões podemos fazer semelhante ao que fez João, o discípulo amado, e reclinarmos nossa cabeça no peito de Jesus (João 13.23).

Portanto, não importa a situação que esteja enfrentando, ainda que, neste momento tão difícil, seu amigo te deixou só, te abandonou, Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso grande amigo nunca te abandonará, Ele está bem pertinho de nós.

"Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade." Salmo 145.18

Jesus te ama!
Aqui eu Aprendi!

8 comentários:

  1. É verdade, já conheci pessoas desse tipo. Fala sério rsrs

    ResponderExcluir
  2. Amém, pastor! Jesus é quem realmente nos supre em nossas necessidades. o amigo de todas as horas. Mas nutro a esperança de sempre encontrar amigo(s) verdadeiro(s) aqui na terra.

    Li num livro que não lembro qual, faz tempo, um livro de pensamentos, uma mensagem que dizia assim "Se queres um amigo seja um primeiro". Penso que devemos nos empenhar para que o outro possa encontrar em nós um(a) amigo(a). Cristo nos ajudará até porque é por nosso intermédio que Ele se manifesta, não é mesmo?

    Mas, pastor amigo e querido deixe que eu te conte um episódio que aconteceu comigo em 2004, salvo engano. Era uma noite de sábado e eu tinha ido a um culto em uma de nossas congregações num bairro chamado Aerolândia, que fica numa região considerada perigosa. O Domingos não pôde ir comigo nesta noite não me recordo o porquê.

    Nesta época eu estava sem carro e fui de transporte coletivo. Ao terminar o culto por volta de 21:20h nos dirigimos para a parada que fica numa via esquisita chamada BR 116. Então, fomos, uma irmã, três irmãos e eu. Eles iriam pegar o mesmo ônibus. Bem, fiquei esperando que Deus mandasse primeiro o que eu iria pegar. Deus não permitiu assim.

    Gelei quando os irmãos dizeram que iam pegar o ônibus. Eu indaguei deles se iriam me deixar ali sozinha e, disseram que seriam o jeito. Fiquei tão desapontada que não tive nem ação de implorar-lhes que ficassem comigo.

    Pastor, quando o ônibus que eles pegaram saiu e eu me vi sozinha numa via na penumbra, próximo de um viaduto esquisito só roguei pela compaixão de Deus. Literalmente eles me abandonaram. Que amigos e irmãos! Pensei imediatamente no Domingos, pois, ele não faria isso com nenhuma irmã. Não por ser meu esposo, Mas Domingos é uma pessoa realmente amiga... Tudo que fiz foi rogar a Deus e, deixar de lado meu lamento pelo abandono, não iria adiantar.

    Para resumir, talvez 20 minutos depois chegou. Na situação em que me encontrava um minuto equivaleria a uma eternidade de sofrimento. Mas graças a Deus cheguei em paz e quando contei para o Domingos ele ficou mal à beça, sem acreditar que aqueles três irmãos (não se conta irmã) havia tomado uma atitude tão sem amor, foi assim que o Domingos interpretou.

    Foi difícil, mas...

    Deus te abençoe!
    Terezinha Veríssimo

    ResponderExcluir
  3. Reconheço que Deus nos permite passar por determinadas situações para conhecermos melhor as pessoas que vivem ao nosso ou convivem conosco e, também fortalecer nossa dependência nEle mesmo. Estes momentos mais exigentes nos mostram onde está o coração de cada pessoa.
    Eu falei para os irmãos, em outra ocasião, do desgosto que senti. Salvo engano, um deles veio posteriormente se desculpar.

    Realmente eu estive exposta a uma situação de risco. Foi tão forte que até hoje visualizo a imagem, mas não guardo rancor. Às vezes, uma leitura nos remete a experiências passadas, não é mesmo? Então, esta leitura que fiz a partir da fábula e da reflexão do senhor me fez voltar no tempo.

    A Paz do Senhor, amigo pastor!

    ResponderExcluir
  4. Lembrei-me agora de uma situação em que me comportei como uma amiga. Aconteceu em 2001. Lembro que foi nesta época porque foi o ano em que eu estava prestando serviços na Prefeitura de Fortaleza juntamente com esta pessoa. Eu ainda não tinha carro e, ela dava-me sempre uma carona até certa altura para que eu tomasse a condução para ir para minha casa.

    O carro dela estava com problemas e ela sabia só que, segundo a mesma, por fator tempo, não pôde levá-lo para a oficina. Infelizmente o carro enguiçou numa via íngreme com muros altos nas laterais e, para completar já escurecia, pois, se aproximava das 18:00h e o local não era tão iluminado. Saímos do carro e, nisso ela solicitou o reboque. Imagine, duas mulheres, um carro enguiçado. Aqui e acolá passava outro carro. Tivemos medo de assaltos ou coisa pior.

    Ela sugeriu que eu fosse caminhado até a próxima avenida para tentar sair dali, pois, ela ficaria junto ao carro. Eu tive oportunidade de deixá-la sozinha nesta aflição, mas graças a Deus não fui covarde. Fiquei com ela até o fim. O reboque chegou por volta de 19:30 horas. Muito tempo. Sabemos que quando estamos em aflição qualquer tempo é uma eternidade. Pode ser um minuto.

    O tempo todo orava a Deus em Espírito rogando livramento. Mas o que quero dizer é que não abandonei minha amizade. Era o momento que ela mais precisa de uma companhia. Seria justo que eu enfrentasse este momento com ela. Não era sinal de retribuição por todas as caronas que me dera, não. Na hora do medo nossa tendência é fugir e, eu tive chance para isso, mas disse que ficaria com ela até o fim. E fiquei.

    Graças a Deus que nos guardou e, eu passei neste teste, penso. Só pretendi exaltar o nome de Deus não minha ação.

    Obrigada, querido pastor, por me dar estar oportunidade para pensar.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus pelos amigos que, sempre estão enriquecendo este Blog com seus comentários. Agradeço pela participação dos amigos "o profetinha - Vinde e Arrazoemos"; Ezequiel (grande amigo em Cristo) e do casal que sempre está me apoiando neste ministério, meus amigos Terezinha e Domingos, Deus abençoe a todos vocês.
    Terezinha, muito obrigado por seu tão especial comentário, aprecio muito suas participações, minha grande amiga em Cristo Jesus.
    Verdadeiramente um amigo não abandona o outro! Imaginemos Abraão naqueles tres dias de caminhada para o monte Moria, quão dolorosos dias foram aqueles, mas a certeza do Fiel Amigo estava com ele, tanto que não negou seu MELHOR e Deus foi Glorificado em sua vida e na de seu único filho "de suas entranhas".
    Jesus nosso Amigo em todas as horas e momentos, ELE nunca nos abandona! Tu és Fiel Senhor!
    "Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre..." Salmo 37:28
    Obrigado meus amigos! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Sim, querido pastor Ismael, imagino aquela cena! Que confiança!
    É sempre um prazer para mim participar. Deus fala muito ao meu coração ainda muito carente das virtudes do alto.

    Deus abençoe o senhor e sua família!

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...