Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

E.B.D - A Preparação do Professor

Momento Pedagógico!
Professores(as) precisamos nos preparar! ter uma atitude de aprendiz é fundamental.

A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR


O professor da EBD deve estar preparado à nível espiritual, teológico, secular e pedagógico.


O professor deve se preparar espiritualmente, através da oração, do jejum, da leitura bíblica, de forma sistemática.

Vejamos alguns exemplos do mestre Jesus:
“... Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar...” Mt 26.36 
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites...” Mt 4. 1 e 2


É muito importante também a preparação teológica. Prepara-se para dar aula! Leia pelo menos duas vezes a lição e procure em livros, periódicos e sites confiáveis, outros subsídios sobre o tema da aula. 
“E Jesus, respondendo-lhe, disse-lhe: Vai-te, satanás, porque está escrito...” Lc 4.8
“...e quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito...” Lc 4. 16 e 17


O preparo secular é outro ponto que não podemos negligenciar. Estude sempre, leia bastante, tenha o hábito de fazer palavras cruzadas. Mantenha-se informado sobre os acontecimentos ocorridos na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo e procure contextualizá-los com o tema da lição.
“Persiste em lê...” I Tm 4.13
“Examinai tudo. Retende o bem”. I Ts 5.21

Enfatizo também a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma adequada os conhecimentos referentes a cada lição.
Não perca as oportunidades: participe de congressos, de conferências, de reuniões pedagógicas etc. Leia bons livros pedagógicos.

“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria... E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas”. Lc 2. 40 e 47
“Quando vieres, traze a capa... e os livros, principalmente os pergaminhos”. II Tm 4.13

Enfim, ao preparar a aula, lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo. 
“O Consolador vos ensinará...” Jo 14.26


Recomendação:


Senhores(as) Professores(as) leiam com atenção, este trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical deve saber”, de Elmer L. Tows:



“Uma professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque aparentemente não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua mestra favorita, uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de pedir ajuda. A professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o meu problema era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria ensinar tudo o que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava listado na revista do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para aprender tudo o que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a Bíblia em seu ritmo. Quando mantive o foco no único conceito realmente importante em cada lição, tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical, mais agradável’.



Muitos professores confrontam-se com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam transmitir num tempo muito limitado. Como pode um professor de Escola Dominical discorrer sobre tudo o que se encontra no manual do mestre nos trinta ou quarenta minutos que passa realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam a limitar cada lição a uma verdade central. Ensinar um único princípio a cada aula facilita o ensino e o aprendizado. E quando os alunos compreendem um princípio básico, podem supor o restante por si mesmos.


Se os teus filhos guardarem o meu pacto, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.
Salmo 132.12

Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD - Matéria do blog Atitude de Aprendiz


Sugestão de leitura:

Um comentário:

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...