Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O corpo e seus, muitos, membros! - parte 2 - As evidências

...em continuação ao Estudo: O corpo e seus, muitos, membros - parte 1 (acesse o link para leitura)

Como Deus e maravilhoso e misericordioso.
Não faz acepção de pessoas e abre diversas oportunidades para nós nos redimirmos.

As evidencias de uma cidade (muitos membros em um corpo)

Ainda sobre as CARTAS

É possível que I Coríntios tenha sido a segunda carta que Paulo teria escrito aos cristãos em Corinto.
É sensato mencionar que o apóstolo escreveu um total de quatro epístolas, das quais duas encontram-se perdidas na atualidade.
Através de uma interpretação que se faz do verso 9 do capítulo 5 da epístola e de II Coríntios 2:3-4, supõe-se que esta teria sido a segunda carta. E, por sua vez, a segunda epístola do Novo Testamento, poderia ter sido a quarta.



EVIDENCIA ARQUEOLOGICA
Embora somente um por cento da cidade antiga tenha sido escavado por arqueólogos, algumas descobertas interessantes dão idéia de como era a cidade quando Paulo ali chegou.
Uma padieira de mármore, ou verga de porta, foi encontrada perto de uma área residencial de Corinto. Continha parte da inscrição: “Sinagoga dos Hebreus”. Esta deve ter estado no mesmo local da antiga sinagoga em que Paulo primeiramente proclamou a mensagem do evangelho a Corinto, acompanhado de seus novos amigos judeus, Áquila e Priscila (At 18.2)

Não muito distante do local de escavação da sinagoga ficava o tribunal, coberto com mármore azul e branco. Ali, o procônsul romano da Acaia, Gálio, pôs de lado o caso de Paulo (At 18.12-17). No passeio de um anfiteatro está inscrito o nome de Erasto, provavelmente oficial de Corinto mencionado em Romanos 16.23 e 1Timóteo 4.20.
Ao sul do mercado, ficava o açougue que Paulo mencionou em 1Corintios 10.25 “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.” Os coríntios compravam sua carne em barracas. A carne era normalmente dedicada a ídolos pagãos antes de ser vendida. Tal questão tornou-se um problema cultural para os cristãos de Corinto (1Co 8).


TEMPLO PAGÃO
Atualmente, o templo de Apolo, parcialmente em ruinas, eleva-se sobre o antigo mercado. Cada couna dórica, com cerca de sete metros de altura, foi cortada de uma única rocha das varias pedreiras situadas fora dos muros de Corinto.
Além deste, o infame templo de Afrodite (ou Venus) localizava-se no topo de uma colina. Esse templo e seus mil prostitutos culturais contaminavam a cultura e  moral da cidade. Por este motivo, o Apostolo Paulo, por vezes, tratou duramente com os convertidos da igreja de Corinto. Muitos tinham vivido nessa cidade ímpia por toda a vida e a ideia de tolerar ate mesmo o incesto não parecia tão terrível para eles (1Co 5) - Ler Lv 20.10-23 -

O Povo Hebreu (aqui coloco o pronome pessoal NÓS) foi/fomos chamado(s) para uma conduta diferente, um código ético elevado.

Apesar de tudo isso, todo esse quadro, todo este cenário, com todas estas evidencias, tanto arqueologicas quanto historicas, Deus usou Paulo para estabelecer uma igreja vigorosa na cidade por volta de 51 d.C (At 18.1-18)

Volto a mencinar (O corpo e seus, muitos, membros!)
Essas eram as pessoas que formavam a igreja de Corinto. Tinham de aprender a viver juntas, em harmonia, embora seus parâmetros nacionais, sociais, econômicos e religiosos fossem muito distintos.


O SUCESSO DO EVANGELHO
A cidade de Corinto que Paulo conheceu foi parcialmente destruída por um terremoto em 521 d.C. e totalmente devastada por outro terremoto em 1858.
A moderna Corinto, reconstruída a quatro quilômetros aproximadamente do antigo local, é pouco maior que uma aldeia. Não é, certamente, um centro comercial prospero, mas basta a seus habitantes olhar para as antigas ruínas para ter idéia da glória passada pela cidade.
O sucesso do evangelho em Corinto - embora agridoce - ilustra que a graça de Deus estende-se não apenas aos nobres mas também aos necessitados (1Co 1.26-31)

"Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor."

Todo este cenário foi o que Paulo “pastor” encontrou em Corinto.
A igreja de Corinto encontrava-se em um ambiente de certa inquietação e Paulo escreveu esta epístola “I Coríntios” em resposta a algumas informações perturbadoras que ouviu da igreja.

Ele tratou dos seguintes assuntos:
- cap 1 ao 4 - Sabedoria
- cap 5 ao 7 - Praticas Sexuais
- cap 8 ao 10 - Sacrifícios pagãos
- cap 11 ao 14 - Comportamento da igreja
- cap 15 - Ressurreição do corpo
- cap 16 final - algumas questões pessoais


Considerações
As cartas de Corinto apresentam o registro sobre a Ceia do Senhor (1Co 11.23-34); as palavras de Cristo “...isto é o meu corpo que é partido por vós...”  “...Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue...” evocam sua morte e criam a expectativa de sua volta. A primeira epístola contem, alem disso, um dos mais conhecidos capítulos do Novo Testamento. Paulo proclama o “caminho sobremodo excelente” do amor ágape (cap 13).
O amor não é meramente um sentimento, mas uma atitude comprometida com a paciência, a esperança e a estabilidade em face dos problemas. O amor assim sobrevive ao próprio mundo. O amor ágape é a maior característica da vida e experiência cristã.



Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Parabéns pelas publicações, que Deus continue te inspirando a cooperar com essa geração para a tão grande salvação em Cristo Jesus!
    Marcos Lino: http://linomar31.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor. Muito obrigado pelas palavras, me ajude em oração. Tenho certeza que Deus está utilizando muitos instrumentos para esse trabalho de evangelização mundial. Abraço. Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...