Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 16 de março de 2014

Apostasia - parte 2 "Não negue a Jesus!"

Infelizmente estamos vivendo um tempo de grande apostasia, pois as pessoas têm rejeitado a Palavra de Deus, trocando-a por outros ensinos que têm “aparência” de verdadeiros, mas que as levam para cada vez mais longe de Deus. E o pior de tudo é que muitas igrejas têm sido totalmente apóstatas inventando doutrinas que não existem na Bíblia.


APOSTASIA - parte 2
Não negue a Jesus!

- Sugestão de leitura da primeira parte sobre este assunto (click aqui)


Apostasia é o esfriamento da fé, o abandono dos princípios bíblicos.

Uma igreja ou um indivíduo apóstata, é uma igreja ou indivíduo que se aderiu ao mundanismo e aos costumes seculares, substituindo os princípios de Deus.

Negação e abandono da fé (1Timóteo 4.1; 2Timóteo 2 17-18)
“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios," 

Apostatar-se é abandonar a fé em Deus; sair dos caminhos divinos. (Jeremias 2:19)
“A tua malicia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos.”

“...e se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele”. Hebreus 10:38

Cuidado; não nos inclinemos a desviar do Senhor nosso Deus! (Oséias 11:7)
"Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que clamem ao Altíssimo, nenhum deles o exalta."

“Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo;" Hebreus 3:12

Não permita a apostasia em sua vida!
Lembre-se: tudo é uma questão de escolha!
Atualmente, e isso se tornando cada dia mais notório, ao procurarmos aquele irmão(ã) na igreja, com assustadora revelação, nos deparamos com a singela noticia: deu uma "escapadinha"; estava com novos pensamentos e não concordava com nada na igreja local, achava que todos os ensinamentos na EBD são exageros; pra que tanta oração, tanto jejum, tantos louvores, agora não precisa mais disso, as coisas mudaram (é o que ouvimos!).
Pessoas que abandonam seus princípios, se afastam da Igreja, se lançam em "uma nova visão" -pelo menos é isso que falam- fogem dos Cultos para desfrutar seus prazeres, seus deleites, e depois... "não" voltam para Cristo! Se afastam, se corrompem, se inclinam para o mundo, se pervertem...

Mas, "não tem nada não", não tem problema pastor, alguns nos respondem.
Ainda dizem: Eu estou Salvo! Não estou cometendo Apostasia!
Pergunto: Será mesmo?
Mas a salvação se perde, como dito por Armínio? Ou, pelo contrário, "uma vez salvo, salvo para sempre" como diz Calvino?
Triste e lamentável o que vemos acontecer com essas pessoas (irmãos). Examinemos à Luz da Palavra, o que a Bíblia nos revela através da Graça de Deus. Após meditar, ler, estudar artigos e presenciar tantos "escapes", sinto que o arrependimento está ficando à distancia! Muitos com o engano à porta, tornam-se cegos, com suas mentes cauterizadas... A apostasia está assolando mentes!

A Revolta Final contra Deus (2Tessalonicenses 2 3-4)
“Não deixem que ninguém os engane com nada disso. Pois, antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado a ir para o inferno. Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus!"  NTLH


Meus amados irmãos em Cristo, tenhamos a fé firmada que o nosso Senhor Jesus Cristo sempre estará chamando seus filhos e cuidando dos seus. Jesus sempre estará batendo na porta do seu coraçãoPor mais pecador que seja, ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã (Isaías 1.18)Cristo estará lhe chamando e dizendo: - vem filho meu, venha para os meus braços. Eu te limpo! O sangue de Jesus nos purifica "ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; (Romanos 3.25) 

Quando o pecador se arrepende, reconhece seu erro e pede perdão, certamente alcançará misericórdia, alcançará salvação. Mas em contrapartida, não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Um exemplo disso, podemos encontrar no texto de Hebreus 6.
Hebreus 6 4-6: “Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério”.
Outra vez lhe digo, não permita a apostasia em sua vida!

Realmente, este texto causa uma certa apreensão e angustia ao ser lido mas, podemos perceber que, tudo vai ser resultado de uma escolha
Para uma melhor compreensão, Hebreus 6:4 deve ser estudado juntamente com as declarações que tratam do mesmo assunto em Hebreus 10 26-31 e Hebreus 12 15-17; 25-29.
Se realizarmos uma pesquisa sobre o assunto encontraremos varias respostas, contudo, a maioria dos teólogos, literários e pesquisadores concordam que a apostasia faz parte do contexto.

Hebreus foi escrito para os muitos judeus que estavam voltando atrás, deixando a fé na suficiência da Graça de Deus em Jesus Cristo, retornando ao velho sistema "da Lei" e de seus cerimonialismos.
Trata-se de uma epístola que adverte quanto ao fato de que após saber que Moisés, Josué, os Sacerdotes, os levitas, o Templo, a Arca, e tudo o mais... já haviam passado... e que eram apenas "sombra das coisas que haveriam de vir em Cristo"... - os que estavam agora deixando a Graça e voltando à Lei, estavam pisando na oferta da Salvação gratuita em Cristo, e voltando ao que nEle já estava extinto (nota de Caio Fabio) - não é diferente de hoje; podemos ver tantos cerimonialismos vazios, barganhas, sincretismos... estão perdendo a Graça)

Deduzimos da leitura de Hebreus 6 4-6 e das outras passagens correlatas, que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.

As afirmações aqui consignadas pelo Apostolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições. Com subterfúgios ardilosos e abandono dos princípios aprendidos, alguns "irmãos" tosquenejavam na fé, fraquejam, abandonavam os ensinamentos, esquivavam-se, abandonavam a igreja, mas posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé desejam voltar, então encontravam muitos "irmãos" que não queriam aceitá-los escudados neste texto. - novamente digo, isso não é diferente de hoje!

"e depois caíram; impossível é renová-los outra vez para o arrependimento, visto que eles crucificam de novo para si o Filho de Deus e o expõem à ignomínia" (SBB)

Como bem salientou Cotton Mather: "nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho".
Rejeitar a Cristo propositalmente, de livre escolha, de própria vontade, porque quer, deseja, é o que encontramos nesta leitura (Hebreus 6 4-6). Pessoas que rejeitam a Cristo e os princípios do evangelho do nosso Senhor por livre escolha. (preferem evitar a total conversão a Cristo, evitam dar o passo definitivo)

Ponderações esclarecedoras:
“caíram (v.6) significa não pecados grosseiros, mas antes, nada menos que apostasia deliberada, uma completa rejeição e execração à fé de Cristo. No que lhes diz respeito (isto é para si mesmos) tais pessoas expulsam Cristo de suas próprias vidas, ou rejeitam sua reivindicação de ser o Filho de Deus, por ação similar à daqueles que procuraram livrar-se dele ao crucificá-lo. Desse modo expõem Cristo publicamente á vergonha" O Novo Comentário da Bíblia em Português por Russell P. Shedd.

“Há aqui referências aos apostatados do cristianismo, àqueles que rejeitaram todo o sistema cristão e seu autor, o Senhor Jesus”.

O apóstolo se refere também àqueles que se uniram com os judeus blasfemos, chamando a Cristo de impostor, sustentando que sua morte na cruz foi consequência de ser um mal feitor. Este procedimento tornou impossível sua salvação, porque de maneira obstinada e maliciosa rejeitaram o Senhor que os resgatara. Ninguém, que creia em Cristo como o grande sacrifício pelo pecado e conhece o cristianismo como uma revelação divina está aqui incluído, embora ele possa ter desventuradamente apostatado de algum aspecto da salvação de Deus.

Estão crucificando novamente a Jesus Cristo, isto é, eles mostram abertamente que julgam a Cristo como digno da morte que Ele sofreu, tornando-se um exemplo público por ter sido crucificado. “Isto mostra que á a apostasia final, pela total rejeição do Evangelho e blasfêmia ao Salvador dos homens, que o apóstolo tem em vista neste relato”. Notas de Adão Clarke sobre Hebreus 6:4 a 6.

“Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a pensar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, então o inimigo das almas confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.

O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça.

O texto fala de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, e a tratar com desrespeito e desprezo ao Espírito Santo, cujas influências em toda a sua bendita realidade ele sentiu no próprio coração e vida. 
E tendo desertado desta maneira pode ser prontamente visto que ele se desligou de todas as influências que o atrairiam ao céu, e propositada e determinadamente se colocou numa posição sem esperança e fora do alcance de Deus. O texto mostra que ele fez isto voluntariamente – exercitou sua vontade para fazê-lo.

Mas o pobre apostatado, em vez de exercitar qualquer poder de vontade simplesmente deixou que sua vontade fosse vencida e destronada pelos persistentes ataques de satanás; e para todos estes, o Senhor envia muitos apelos graciosos em sua Palavra, como Jer. 3:12-14,22. De todos os benditos atributos de Deus, há um que ele destacou como preeminente: O Senhor… tem prazer na misericórdia. Miqueias 7:18”. Questions and Answers. F. M, vol. II, págs. 210-212.

Aqui eu Aprendi!
Fuja da Apostasia, arrependei-vos!
“Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-Lhe: Expulsa toda a iniquidade, e recebe o bem, e daremos como bezerros os sacrifícios dos nossos lábios. Oséias 14.2
…Eu sararei a sua perversão (apostasia), Eu voluntariamente os amarei; porque a Minha ira se apartou deles”. Oséias 14:4

"Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores" (Hebreus 6:9)

Sobre a questão do "Salvo uma vez, salvo para sempre" vai depender de cada um de nós não inclinarmos para a apostasia, escapulir-se do Senhor, abduzir-se do Senhor.
Deus perdoa a todos que se arrependem (com sinceridade)! Porque a Graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, (Tito 2.11)
É vontade universal salvífica que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1Timóteo 2.4) mas, infelizmente alguns não querem alcançar esse privilégio, renunciam ao Plano de Salvação.
Assim como nos tempos de Noé, alguns preverem ficar fora da Arca!

"Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." Hebreus 10.39

Faço do comentário do amigo em Cristo " blog judeuautônomo" o meu: ...mas aquela pessoa, como podemos ver em Hebreus 6, teve participação dos bens futuros, isto é, pelo poder do Espírito Santo compreendeu o plano de salvação em seu "detalhes” e conscientemente resolveu virar as costas para o que aprendeu, inclusive para Deus, tal pessoa deliberadamente escolheu seu caminho. Este passo dado "fora do alvo" faz com que esta pessoa fique com seus ouvidos tapados e, sabemos nós, ouvidos fechados perdem a sensibilidade de ouvir a voz do Espírito Santo. Quando alguém não ouve mais a voz do Espírito Santo, não testifica, não consegue mais dar lugar para Ele (Espírito Santo). O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), mas quando a pessoa está "surda" não sendo sensível, como ira agir? Como poderá convencer? Como chegará ao arrependimento se sua mente está cauterizada? "por sua própria vontade".

Não é Deus que não perdoa mas a pessoa que não se arrepende!

Lembremos que o Espírito Santo está nos mostrando o caminho (Jesus), nos convencendo e, pela Graça, arrependidos nos convertemos de perfeito entendimento.
Por isso, tenha-se respeito ao se falar do Consolador, não fira seu sentimento, não mal-trate, não blasfeme, não difame, não diga maledicências, calunias, vemos que todos estes sentidos são características de alegações em que o autor que as pratica tem conhecimento de que são falsas por saber que o ofendido não as cometera em tempo algum ou não se enquadra nas definições proferidas, então trazendo esta aplicação a um individuo que fala contra o Espírito Santo, mesmo tendo conhecimento da origem e qual a Sua função, implica que ele está mentindo ou virando as costas para a única forma que ele tem de ser convencido do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).
"Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir." Mateus 12 31-32.
Veja também: Lucas 12:10; Marcos 3:29

Que possamos dar ouvidos ao Consolador e não virarmos as costas para o sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário por mim e por ti! Honra e Glória ao nosso Senhor Jesus Cristo! Jesus pagou por nós um alto preço, preço de sangue! Através de Jesus possamos chegar a Deus.

O amor incomparável de Deus por cada um de nós é incompreensível! Porque pela Graça sois salvo, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Deus te chama! Não lute contra o poder do Espírito Santo, aceite Jesus como seu Salvador! Conheça o Amor do Pai através do Filho e seja morada do Espírito.

Fonte: biblia.com.br; resposta do prof.Pedro Apolinário extraída e adaptada do livro Leia e Compreenda Melhor a Bíblia (agosto/1985-segunda edição ampliada), pág.111-114;
Bíblia Defesa da Fé;
blog Judeuautonomo;
Bíblia de Estudo Pentecostal
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...