Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A travessia do Mar Vermelho

A historia do Êxodo está no âmago do Cristianismo, Judaísmo e do Islamismo.

Por milhares de anos os fiéis a trataram como um fato histórico. Mas nas ultimas décadas os estudiosos a tem chamado de “conto de fadas”.

Mas nesta matéria nos empenhamos a responder a uma pergunta de três mil anos.
O Êxodo é fato ou ficção? 

É importante lembrar que a Bíblia não precisa da ciência para ser comprovada, nem tão pouco nossa fé está firmada em fatos que vemos ou podemos reproduzir em um laboratório qualquer, se esperarmos conhecer a Deus através de coisas que podemos provar cientificamente nunca o faremos, pois Deus se revela de forma espiritual. O mesmo ocorre quando tentamos trazer os fatos narrados na Bíblia para dentro do nosso raciocínio lógico, simplesmente percebemos que estes fatos não se encaixam com nossa realidade, justamente por que são ações divinas e não humanas.

Alguém consegue explicar fogo e gelo descendo do céu ao mesmo tempo? Podemos do ponto de vista lógico entender um rio imenso como o Nilo se transformando em sangue repentinamente apenas pelo toque de um cajado? Ou mesmo aceitar que o Mar se abriu para que um povo passasse tranquilamente a pés enxutos?

Mesmo tendo infinitas provas de que fatos como estes ocorreram exatamente como estão escritos ainda é necessário fé para aceita-los como obras das mãos de um Deus vivo e não só fenômenos da natureza.

Mas para aqueles que ainda questionam, ou querem provar que a Bíblia é apenas um conto de fadas, levantamos aqui provas consistentes da veracidade da mesma.

Alguns até tentam explicar os fatos ocorridos durante o Êxodo do povo de Israel do Egito.

Há cientistas que afirmam que foi tudo uma serie de coincidências, que os homens da época interpretavam o que não podiam entender como uma ação de um ser superior, mas não devemos subestimar estes povos antigos, pois muito da sua herança cultural ainda permanece para nós como um grande enigma, como as pirâmides e zigurates.

Queremos lembrar ao leitor que muitos cientistas apresentam suposições e probabilidades do que teria acontecido e muitos afirmam categoricamente que tais fatos nem ao menos chegaram a acontecer, mas é preferível crer em provas do que em suposições.

O jornal Discovery Times publicou em março de 2000, uma matéria que levantou vários debates no cenário arqueológico mundial, pena que tais artigos não cheguem a ser notificados pela mídia brasileira.


Trata-se mais uma vez das descobertas do arqueólogo Ronald Wyatt. Arqueólogo amador, contestado, criticado e perseguido por muitos, mas homem de muita estima de autoridades no oriente, pois nenhum arqueólogo ocidental parece ter conseguido espaço para explorar aquela região, tal como fez o Sr. Wyatt. O jornal Discovery Times reportou os achados que incluem vários artefatos antigos como restos de carruagens, rodas e até ossos humanos. Também foram encontrados novos sítios arqueológicos com inscrições antigas datadas da época de Moisés e rotas de peregrinação do povo de Israel.

Alguns famosos e conceituados historiadores da antiguidade também relataram a passagem dos hebreus pelo Egito: 

Flavio Josefo, historiador judeu do 1° século D.C., em sua obra Josefo Contra Apion - I, 26, 27, 32 menciona dois sacerdotes egípcios: Maneto e Queremon que em suas histórias sobre o Egito nomearam José e Moisés como líderes dos hebreus. Também confirmaram que migraram para a "Síria sulista", nome egípcio da Palestina.


Diodoro Siculo, historiador grego da Sicília (aproximadamente 80 a 15A.C.) escreveu que "antigamente ocorreu uma grande pestilência no Egito, e muitos designaram a causa disto a Deus que estava ofendido com eles porque havia muitos estranhos na terra, por quem foram empregados rito estrangeiros e cerimônias de adoração ao seu Deus. Os egípcios concluíram então, que a menos que todos os estranhos se retirassem do país, nunca se livrariam das misérias".

Herodoto, historiador grego intitulado o Pai da História, escreveu o livro "Polymnia". Na seção c.89 escreve: "Essas pessoas (hebreus), por conta própria, habitaram as costas do Mar Vermelho, mas migraram para as partes marítimas da Síria, tudo que é distrito, até onde o Egito, é denominado Palestina". São localizadas as costas do Mar Vermelho, em parte, hoje o Egito, enquanto são localizadas as partes marítimas da Síria antiga, em parte, o atual Estado de Israel.


Ronald Eldon Wyatt (1933 - 4 de agosto de 1999) 

foi um arqueólogo contestado por suas descobertas arqueológicas a respeito de localidades bíblicas. Ele afirmava ter encontrado a verdadeira Arca da Aliança, a Arca de Noé, a Rota do Êxodo e as cidades de Sodoma e Gomorra.
Expedições comprovaram algumas de suas descobertas, Dra. Viveka Pontén, Dr. Jonathan Gray e outros como Penny Caldwell, Bob Cornuke e Larry Williams. Apoiam também algumas de suas descobertas o arqueologista Dr. Ebba M. During e os egiptologistas Dr. Manfred Bietak e Prof. Ken Kitchen.

As Descobertas de Ronald Wyatt
Em 1984, R. Wyatt, fotografou e filmou as regiões de Midiã na Arábia, levantando provas e evidências da verdadeira rota dos hebreus. Muitos documentos e até mesmo nossas bíblias modernas trazem mapas apontando uma outra rota possível para os reais itinerários do povo de Israel, contudo carecem de comprovação arqueológica
Mesmo sem haverem provas concretas algumas regiões no Egito foram tradicionalmente aceitas por judeus e cristãos como sendo a rota do Êxodo. Um Monastério foi construído pelo Imperador Justiniano em 527 DC que determinou a localização do Monte Sinai. Anteriormente já havia sido construída uma igreja neste local pela mãe do Imperador Constantino.

Mas esse pequeno vale não tem espaço para acomodar mais de 2 milhões de hebreus com seus animais e objetos. Em Êxodo 3.12, o verdadeiro monte fica em Midiã na Arábia, onde Moisés pastorea
va para seu sogro. Região que foi primordialmente alvo das pesquisas do Sr. R. Wyatt e sua equipe.

A Rota proposta por Wyatt.
O que anteriormente se presumia era que a travessia do povo no Mar Vermelho teria ocorrido no Mar de Juncos (Lagos Amargos) onde hoje é o conhecido Canal de Suez. Mas o local onde podem ser obtidos mais indícios da travessia é a praia de Nuweiba no Golfo de Áqaba, a única praia no Mar Vermelho suficientemente grande para a quantidade dos hebreus do Êxodo (cerca de 2 milhões). Para alcançar essa praia o povo teria caminhado mais de 300km sem fazer pausas e com alimento apenas para 7 dias (Êxodo 13.6-8).


Foto de Satélite da ravina que conduzia para a uma única saída: A Praia de Nuweiba!

Rota do Êxodo
Foto de Satélite da ravina que conduzia para uma única saída: A Praia de Nuweiba!
   
Praia de Nuweiba no golfo de Aqaba por onde eles presumivelmente atravessaram …
Uma base forte para também se acreditar que a travessia foi realizada neste local é o fato de ter sido detectado através de mapeamento topográfico a existência de um platô de 100 mts de profundidade e 900 mts de largura com rochas agrupadas em linhas nas bordas formando uma espécie de ponte que se estende por aproximadamente 18 km da costa egípcia até a costa árabe. o que teria levado em torno de seis horas para o povo ter percorrido esta distancia. 



Grande e bonita praia para 2 milhões de pessoas, não é?
Eu sempre fico maravilhado como uma coluna de fogo pode parar os egípcios durante a noite. Bastava dar a volta! Não senhor! Aquelas colinas eram muito íngremes para suas charretes.



Deus dividiu o mar com um forte vento oriental expondo esta ponte de terra subaquática por onde Moisés e os israelitas passaram em terra seca! Foi assim que 2 milhões de pessoas puderam passá-lo!


Êxodo 14:21-22 “Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e, com um forte vento do Leste, o Senhor fez recuar o mar toda aquela noite, tornando o mar em terra seca. As águas se dividiram, e os israelitas entraram pelo meio do mar em terra seca; e as águas ficaram como um muro à direita e à esquerda deles.”


COLUNA MEMORIAL DE SALOMÃO
Alem das teorias do Sr. R. Wyatt. já demonstrarem ter uma maior consistência do que as que antes foram estabelecidas por outros pesquisadores. O que vem a validar mais fortemente as suas idéias é o fato de que duas colunas idênticas foram encontradas às margens do Mar Vermelho. Ambas trazendo inscrições antigas em hebraico.


Quando Ron Wyatt visitou pela primeira vez Nuweiba (lado egípcio) em 1978, ele encontrou uma coluna estilo Fenício encostada na água.

Infelizmente as inscrições tinham sido corroídas pela erosão, por isso a importância desta coluna não foi percebida ate 1984 quando uma segunda coluna de granito foi encontrada no lado oposto, na costa saudita (Midiã) – idêntica a primeira, exceto pelas inscrições que estavam intactas!

Em letras Fenícias (hebreu arcáico), ele contem as palavras: Mizraim (Egito); Salomão; Edom; morte; Faraó; Moisés; e Yahweh, indicando que o Rei Salomão pôs estas colunas como um memorial pelo milagre da travessia do mar.

Há uma referência em Isaías 19.19 que pode estar se referindo a coluna do lado egípcio.


duas colunas colocadas pelo Rei Salomão em ambas as praias para comemorar a travessia do Mar Vermelho!



A Arábia Saudita não admite turistas, e talvez temem visitante não autorizados, as autoridades sauditas então removeram estas colunas e colocaram uma bandeira para assinalar o local onde elas estavam.

Tendo em vista todas estas descobertas os arqueólogos agora estavam convencidos que a travessia do Mar Vermelho teria ocorrido exatamente neste local devido ao numero grandioso de probabilidades, e o fato de existirem estas duas colunas de um lado a outro do mar traçando assim uma linha reta.
As colunas teriam sido erigidas pelo rei Salomão que em sua época possuía o controle dos mares e tinha autoridade nestas regiões. Mas ainda faltavam provas mais conclusivas que pudessem dar as narrativas bíblicas a veracidade que necessitavam, para provar aos incrédulos que tudo ocorrera da forma que a Bíblia descreveu.
Que a Bíblia tinha razão em afirmar que o povo Hebreu foi escravo no Egito, isso hoje é um fato. Que as pragas teriam ocorrido, disso também encontramos bases. Mas e quanto a abertura do Mar Vermelho?
Era exatamente esta a pergunta que Ron queria responder. Então tendo por base as duas colunas traçou-se uma rota de mergulho que esperava-se que revelaria indícios de uma travessia de uma grande multidão naquele local. E também teriam que ser encontradas provas de que pessoas teriam sido mortas quando o mar se fechou.
Curiosamente foi exatamente isso que os mergulhadores encontraram. Indícios mais do que suficiente para comprovarem que os textos bíblicos eram exatos. Em profundidades de mergulho até 60m, a partir de 1978 feitos por Wyatt, foram encontrados artefatos, como ossos, cascos, rodas, restos dos carros egípcios entre outros objetos.

De acordo com os relatos Bíblicos as charretes do faraó tentaram persegui-los

Figura original das charretes do faraó
ÊXODO 14 23 E os egípcios os perseguiram e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos, os carros e os cavaleiros do faraó. 24 Na vigília da manhã, o Senhor desde a coluna de fogo e de nuvem, olhou para o acampamento dos egipcios e os tumultuou. 25Ele travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade. Então os egípcios disseram: Fujamos de Israel, pois o Senhor combate por eles conta os egípcios. 26 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre seus carros e cavaleiros. 27 Então Moises estendeu a mão sobre o mar, e este retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram, indo de encontro ao mar. Assim o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar. 28As águas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros e todo o exército do faraó, que haviam entrado no mar atrás deles. E não restou nem um deles sequer.

Wyatt decidiu mergulhar e olhar neste local! descobriu…

As rodas das charretes dos faraó que ficaram submersas quando tentaram persegui-los!

Os artefatos encontrados incluem rodas, partes de charretes, como também ossadas humanas e de cavalos.

Vários artefatos foram encontrados tanto na linha costeira saudita como na de Nuweiba.

Desde 1987, Ron Wyatt encontrou 3 raios de rodas de charrete dourada.


Corais não se desenvolvem no ouro, portanto sua forma original foi mantida, no entanto a madeira que estava dentro deste folheado de ouro se desintegrou deixando-o muito frágil para sua remoção.

A esperança de futuras expedições é explorar as águas profundas com câmeras remotas mini-submarinos.


A roda de charrete encrustada de coral, filmada na linha costeira saudita, se compara com esta charrete encontrada no túmulo de Tutancamon.

Foto de um carro egípcio da época. Era da 18a dinastia (1540-1515 AC) dos faraós e é notável a semelhança com as rodas encontradas no mar
Êxodo 14:25 ‘E ele travou  as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade...'
Roda e eixo de charrete coberto com coral e em pé.
Também foram encontradas rodas recobertas de materiais nobres como ouro e prata. Estas estavam em melhor estado de conservação devido a maior resistência destes metais nobres. Provavelmente tenham pertencido as carruagens dos oficiais escolhidos de Faraó, provavelmente capitães.

Retirando os corais de uma das rodas nota-se a ausência de um dos raios. 


Ossos Mineralizados, um dos muitos encontrados na travessia testados pelo Departamento de Osteologia da Universidade de  Estocolmo, um deles foi identificado como um femur humano da perna direita de um homem de 165-170cm de estatura.

Ele está essencialmente ‘fossilizado’ e totalmente substituído por minerais e corais portanto não pode ser datado pelo método de radio carbono, no entanto este espécime era muito antigo.

Inscrições hebraicas encontradas na arábia saudita



Muitas outras evidências puderam ser encontradas no lado saudita do mar incluindo restos de ouro, colunas e altares.

Par  de rochas em Horebe onde a Bíblia relata que Moisés feriu duas vezes para sair água para o povo!

a rocha fendeu
A rocha fendeu e logo em seguida a água jorrou …

O Monte Sinai (também conhecido como Monte Horeb ou Jebel Musa, que significa “Monte de Moisés” em árabe)

. onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos


É difícil dizer mas a tendência predominante da mídia anti-Deus é não retratar estes fatos verdadeiros na luz da fé.

Preferem ser céticos e duvidar da veracidade de tais provas arqueológicas e a historicidade das narrações bíblicas, um dos livros de história mais acurados do mundo.



Som: vá até o topo da pagina e dê pausa na radio Gospel 

Fonte:
blog revista crente pentecostal; site o pesquisador cristão; arqueologia da Bíblia; mídia gospel.com.; wikipédia; Bíblia de Estudo Pentecostal

Aqui eu Aprendi!

11 comentários:

  1. E, claro que não vão aprovar meu comentário !!! A vcs, interessa apenas pessoas que se deixem ser enganadas !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e maravilhoso as obras de Deus,cada dia mais se confirma que a biblia é a palavra de Deus.
    Gostei muito parabens pelo estudo sobre os hebreus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Anselmo Schuler.
      Obrigado pela rica participação.
      Volte sempre! Muito bom ter seu comentário por aqui.

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  3. Parabéns Pastor Ismael, conteúdo riquíssimo e interessante! Que Deus continue te usando!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu nobre amigo Higor Ramos.
      Obrigado pela sua participação. Também acompanho seu blog (Evangélico Blog), que o SENHOR te abençoe.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  4. Eu nunca precisei de provas para crer, por uma razão muito simples: eu sei em quem tenho crido e não me importo com céticos, ateus, etc...ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, José Rodrigues. Que maravilhoso é ter esta convicção "saber em quem tem crido", mas é necessário expor as evidências em meio aos céticos e desinformados, tomando por exemplo o que nosso irmão Paulo fez, tomando por exemplo o relatado em Atos 17.11 " Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."

      Que todos os que pesquisarem e conhecerem este maravilhoso acontecimento "A História do Êxodo" possam crer e, a cada dia, examinar nas Escrituras se o que falamos (postamos) era assim. E que o Espírito Santo converta muitos a receber o Evangelho de Jesus, fazendo assim uma Nova Aliança com Deus através da Fé em Seu Filho.

      Obrigado pela participação.
      E que Deus levante cada dia mais homens, mulheres, jovens e crianças para mostrarem as verdades contidas nas Escrituras Sagradas.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  5. A paz do Senhor Pastor , quantos Quilometros Moisés e seu povo percorreu do Egito a praia da Arabia Saudita ? percurso aproximado do Mar

    ResponderExcluir
  6. é pq em um site disse ' que caminharam 65 km em menos de 24 horas ' ... ou seja a uma velocidade media de 3 km / h
    aki diz 300 km teriam q percorrer em 12 km / h pra chegarem em um dia ...
    mt obrigado Pr ...
    Deus é Deus ")

    ResponderExcluir
  7. a veracidade bíblica é provada a séculos , mas como a própria bíblia diz : ´´ Satanás está desencaminhando toda a terra ´´ , por isso que vemos essas pessoas que não concordam com a mais clara das evidência ... que Jeová nos abençoe e nos mantenha nos caminhos da vida eterna ..

    ResponderExcluir
  8. com todo respeito mas nas inscrições que estavam intactas do segundo poste sagrado diz tudo sobre o verdadeiro Deus o qual vcs tentam omitir das traduções e principalmente das pessoas.É isso o que vc chama de verdade?

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...