Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Evangelismo e o Ensino

Toda pregação ensina, porém, nem todo ensino é uma pregação.


Pregar é proclamar. A pregação ensina por meio de monólogo, apresenta exortação e aplicação usando no método de comunicação a linguagem corporal, a inflexão de voz, o contato visual e etc. Pregar é comunicar o Evangelho entregando mensagens de consolo aos que sofrem e de ânimo aos que pararam à beira do caminho.

A pregação mais preciosa se consiste em apresentar o Plano da Salvação às almas perdidas, é evangelizar as almas que ainda não resolveram aceitar a Cristo como o Senhor e único e suficiente Salvador. É a prática de evangelismo, determinada por Jesus em Marcos 16.13. Cabe aqui ressaltar o texto sagrado capitulado em João 3.16. 

Quanto a ensinar, podemos dizer que é o mesmo que explicar, é responder perguntas, é desfazer dúvidas. O ensino tem o objetivo de reforçar a idéia, repassar dados, informações, para incitar o pensamento profundo (Colossenses 1.9-10). Basicamente, ensinar é entregar a mensagem bíblica aos que já se decidiram por Cristo, para aqueles que creram no Plano da Salvação e estão engatinhando como bebês espirituais, é dizer o que há de certo a fazer para as crianças na fé. Como um bom exemplo de material de ensino aos novos convertidos, e a todos que ainda não atingiram a maturidade plena e precisam crescer mais, julgo que as três cartas de João e a carta de Tiago são extremamente úteis para que o crente alcance à estatura espiritual de Cristo.

A pregação produz repetidores da palestra, tal qual os filhos imitam seus pais. O ensino bíblico provoca no cristão uma vida piedosa, sem transferência de conhecimento bíblico, nenhuma forma de vida piedosa existiria.

O evangelista e o mestre são embaixadores de Cristo, porta-vozes de Deus para entregar a mensagem que influenciará pessoas a viver em comunhão com o Criador. Tanto evangelizar quanto ensinar são ações descritas como aptidões dadas por Cristo a igreja com a finalidade de aperfeiçoar os santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo (Efésios 4.10-12).

E.A.G.
Autor: Texto de Eliseu Antonio Gomes     
Fonte: Belverede -  http://belverede.blogspot.com.br/ 


Sugestão de leitura: 

Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Caríssimo, saudações fraternas em Cristo! Obrigado por essa exposição. É necessário discernir um ministério do outro. Que o Senhor te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus meu amigo Evangelista Maurício.
      Graças a Deus estamos sempre aprendendo, oh glória!

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...