Em certa ocasião no Seminário de Teologia, nosso mestre, Pastor Jeremias (forte abraço para o Senhor!) comentou:
- Somos E.T ?!
- Algumas pessoas nos olham como se fossemos de outro mundo.
Precisamos causar e manter a diferença.
Este "titulo", "rotulo" de Evangélico está popular demais e muitos estão confundindo a premissa.
Bem, vamos meditar!
Somos E.T ?
João 17.14-16 nos adverte:
14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.
16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Por que algumas pessoas nos olham como se fossemos Extraterrestres?
Não podemos nos mexer, ou fazer algo diferente que já somos "taxados" de E.Ts.
Vejamos:
Encontrei na net vários textos sobre "ser diferente / causar impacto", avalie:
- O que estamos fazendo?
- Gostamos de causar impacto?
- Somos receptivos? (imã = qualidade daquilo que atrai)
- Essa declaração me coloca em posição especial?
Bem, causar impacto, dentro do que estaremos abordando, segue o contexto de impressionar, estar fazendo o melhor ou então, estar causando aquela "boa impressão".
O "ser diferente" é marcar presença, atuar com precisão, fazer historia.
Gostaria de deixar claro que, não estaremos abordando sobre padrões sociais ou etnias mas, estaremos no contexto bíblico de relacionamento social e empatia.
Empatia, do grego "empátheia", é em especial uma palavra que gosto de ouvir e de meditar. Muitas vezes não usamos a empatia para encontrar soluções em simples situações que, no cotidiano, desgastam tanto o relacionamento humano.
Em particular, na Sociologia, enxergar-se de acordo com a opinião de outrem; enxergar os outros de acordo com a opinião de outrem; enxergar os outros de acordo com a opinião deles próprios, não é uma facilidade para todos, por mais que desejamos ser espontâneo sempre estaremos ouvindo criticas e "resenhas" do comportamento cristão e dos demais comportamentos que englobam toda a humanidade.
O cristão é diferente? O cristão não pode errar! o cristão é certinho!
Muitos "amam" receber essa "medalha" que na verdade atrapalha o evangelho de Jesus Cristo. Jesus foi e sempre será, aquele que não mediu e não mede esforços para ajudar alguém. Jesus sempre se colocou no lugar do outro, inclusive para nossa Salvação e nosso Resgate (quer maior amor que este?)
Em alguns casos, podemos ver pessoas que se colocam como "quadros intocáveis" ou então que se colocam como "puros demais" para estarem neste mundo. Isso não fica só entre algumas classes do evangelismo mas também em toda a classe social, uns se acham importantes demais, outros se tornam objetos de bajulação (idolatria), outros se acham inteligentes demais, alguns se colocam como "os principais" demais e isso vem estragando o homem (ser humano).
A própria sociedade exclui alguns do seu meio. Outros querem ser excluídos e se veem como importantes por isso (acepção de pessoas).
Vejamos:
- precisamos estar no meio do povo para poder pregar a Palavra!
- precisamos nos misturar para de certa forma, mostrar que o evangélico é normal!
- precisamos mostrar que "todos pecam" e não somos "super-heróis" ou "os intocáveis"!
Pense comigo:
O que Jesus faria na situação mais drástica, mais adversa, que você possa se encontrar?
Vejamos os extremos de uma situação:
Logo que entramos em algum local, supermercado por exemplo, talvez já tenha acontecido contigo, alguém se aproxima e pergunta "você é evangélico?", isso me deixa muito feliz pois atualmente alguns tem vergonha de mostrar quem são mas, dependendo de quem pergunta nos faz refletir, e muito.
Agora imagine isso, uma pessoa que está muito próxima de você mas não frequenta os cultos, não participa do mesmo ambiente que você, em alguns momentos até zomba da tua fé, chega até você e pergunta, logo após uma situação inusitada, "mas você não é evangélico?".
Parece que nós somos ET´s, não podemos fazer nada que já somos recriminados. Dizem sobre nós, mas ele não é crente? como pode acontecer isso? como pode falar isso? de certo que devemos mesmo nos criticar e sermos a diferença, a luz iluminando nas trevas, o sal da terra, mas infelizmente há pessoas que exageram.
Peço ao Deus Todo Poderoso e ao Espirito Santo que possam nos dar sabedoria o bastante para podermos ver a diferença e, com muita graça, e com muita ajuda de Jesus, sabermos lidar com essas situações.
Nesta mesma situação inusitada, imaginemos agora, um irmão da igreja, ou outra pessoa que tem empatia contigo, lhe vê passando, enfrentando, vencendo; e diz - "este é um evangélico!"
Possamos perceber a grande diferença. Sou Cristão ou sou ET.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece (mas nem tudo me convém) vem sendo utilizado, em algumas vezes, como "muleta" para sobressair dentro de uma situação inusitada. Infelizmente o restante do versículo é esquecido por muitos e, o não tem nada não, o tudo bem agora pode, está invadindo nosso meio, e isso tem causado espanto e frases como as citadas acima. Somos normais ou somos de outro mundo?
Mas que outro mundo é esse, é um mundo de visão empática, visão comunitária, auxiliadora, salvadora.
Lembrando que; o exagero torna-se inconveniente.
Um exemplo:
o preparo de um arroz, que delicia, muitos apreciam um arroz bem soltinho mas, e se no preparo foi colocado muito sal! Já imaginou? Conseguiríamos comer?
E sem sal? Certamente que não; não há prazer em degustar, assim somos nós, sal demais estraga e de menos também, por isso precisamos ter sabor.
(somos normais ou somos ET´s?)
As pessoas atualmente estão juízes demais. Na verdade estas pessoas que nos colocam como ET´s, muitas das vezes são do nosso meio, são aqueles que gostariam de fazer mas fazem de tudo para você não fazer!
Se colocam como "tão importantes" que toda a terra gira somente entorno deles. São verdadeiros "não me toquem". Pergunto: Quem está criando os ET´s?
E porque não falar das pessoas que amam, fazem de tudo, para parecerem que são de outro mundo. Não conversam com você, não se misturam, preverem morrer do que salvar vidas, não participam de festas, não cantam, não louvam, não falam... meu Deus o que está acontecendo! (são normais ou são de outro mundo?)
Porque agir assim!
Quando nos deparamos com situações diferentes, acredito que poderão concordar comigo, ou não, deixo livre espaço para comentarem a respeito; devemos agir da forma que nosso mestre agiria.
Vejamos algumas atitudes de Jesus quanto ao próximo:
Ele foi ao casamento que lhe convidaram,
Ele entrou na casa do Cobrador,
Ele escolheu homens diferentes para ajuda-lo,
Ele fez milagre em favor de um romano,
Ele curou cegos,
Ele falou com Samaritanos,
Ele entrou no barco,
Ele estava no meio do povo,
Ele chamou o homem para o meio,
Ele perdoa pecado,
Ele sempre será um grande exemplo para nos.
Acredito que não precisamos mostrar o que não somos, mas sim mostrar o amor que esta dentro de cada um de nos.
Certo é; jamais iremos agradar a todos, sempre ouviremos criticas e "resenhas" de nosso comportamento.
Seja Adorador! Seja Profeta! Seja Discípulo! Seja a Noiva de Cristo!
Lembremos, Jesus foi chamado de rei por Pilatos! Mas o que faz um rei?
João 18:37
"Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz"
...mas o que é um rei.... (é um chefe de Estado, que pode ou não, dependendo do estilo de governo de uma nação, o exercício de poderes monárquicos sobre um território, normalmente chamado de reino. Muitas vezes, o rei não tinha só uma função política mas, ao mesmo tempo, uma religiosa, atuando como sumo sacerdote ou divino rei.)
Estando Jesus como Rei em nossas vidas, estamos fechando os ouvidos para os enganos do mundo e nos tornando diferentes (discípulos).
Ouvindo e andando na Verdade de Deus nos identificamos com Ele.
O desejo de Jesus Cristo é reinar em nossas vidas.
Permita que ELE reine! Só ELE!
Seja Discípulo do Senhor Jesus, com honestidade, honra, não tendo do que se envergonhar e manejando bem a Palavra da verdade. Mostrando ao mundo e ao próximo que servir a Deus é um prazer. Servir ao Senhor e ter uma forma de conduta que exponha a diferença neste mundo, somos a luz, mantenha o azeite crente e faça a diferença.
Você diz:
- Sou normal! Então honra o Senhor teu Deus e desvie do mal, evita os escândalos e preserve os bons costumes.
- Sou diferente! Então honra o Senhor teu Deus e desvie do mal, evita os escândalos e preserve os bons costumes.
Não somos daqui! Espere, anseie pela Nova Jerusalém que vem de cima!
Que Deus abençoe.
Aqui eu Aprendi!