Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Faixa de Gaza

Flag of Palestine.svg
Bandeira
Faixa de Gaza: uma região pouco maior que a cidade brasileira de Fortaleza, mas que é um dos locais mais afetados pelas disputas históricas envolvendo árabes e judeus.

A região conhecida como Faixa de Gaza corresponde a um fragmento do território "palestino" destinado à população árabe residente na Palestina, de acordo com a divisão proposta pela ONU na intitulada Partilha da Palestina no ano de 1947.

A Faixa de Gaza é um território no Oriente Médio com baixo desenvolvimento, é um dos lugares mais conturbados do mundo por causa das presentes disputas.


Faixa de Gaza

O território designado como Faixa de Gaza foi dominado durante séculos pelo Império Otomano. A posse da região só mudou de dono com o término da Primeira Grande Guerra Mundial (1914 - 1918), quando os britânicos passaram a ter o controle do local. Após o término da Segunda Grande Guerra Mundial (1939 - 1945) a situação ficou mais tensa no Oriente Médio e foi criado o Estado de Israel (1948). Os conflitos que se ligam à criação e à existência deste fizeram com que a região de Gaza recebesse milhares de refugiados palestinos que foram expulsos de Israel.

O termo “Faixa de Gaza” tem origem na Antiguidade, o nome é uma referência à principal cidade da região, Gaza. O local é situado no Oriente Médio e faz fronteira com o Egito, ao sul, com Israel, ao norte e leste, e banhado pelo Mar Mediterrâneo. Com aproximadamente 41 Km de extensão, a Faixa de Gaza apresenta largura que varia entre os 6 e 12 Km, totalizando 360 Km². O território foi dividido em cinco partes: RafahKhan YunisDayr AL-BalahCidade de Gaza Norte de Gaza. É uma região árida de clima temperado, marcada por ser plana, tendo como maior altitude 105 m.

A região apresenta precárias condições de vida, não há infra-estrutura adequada e consequentemente a economia é extremamente debilitada. Apenas 13% das terras da Faixa de Gaza são aráveis. Mesmo sem oferecer condições, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados da Terra, conta com 1,4 milhões de habitantes no pequeno território. Sua população é extremamente marcada pela religião islâmica, sendo mais de 99% dos habitantes fiéis muçulmanos. Entre estes se destaca ainda a soberania dos muçulmanos sunitas. O restante da população professa a fé cristã, mas não soma sequer 1% dos habitantes. A língua mais falada na Faixa de Gaza é o árabe, seguida pelo hebraico.

O território da Faixa de Gaza é extremamente conflituoso, é disputado e ocupado militarmente por outros países. Há um constante clima de tensão na região por causa de correntes conflitos. A região não é oficialmente reconhecida como parte integrante de algum país soberano, a Faixa de Gaza é toda cercada por muralhas nas divisas com Israel e com o Egito. A Autoridade Nacional Palestina, contudo, reivindica a região como território pertencente aos palestinos.

A inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono do território da Faixa de Gaza gerou vários conflitos no local. Além disso, fazem parte do conflito as características religiosas dos habitantes do local, os quais se chocam principalmente com os israelenses. Israel, por sinal, ocupou militarmente a região entre junho de 1967 e agosto de 2005. Hoje ainda, Israel é o responsável pelo controle do espaço aéreo e do acesso marítimo à Faixa de Gaza.

No ano de 2007, em junho, um confronto armado envolvendo o Fatah e o Hamas transferiu o controle da Faixa de Gaza para o Hamas.


Curiosidades:

Google Images
Palestina
A palavra Palestina deriva do grego Philistia, nome dado pelos autores da Grécia Antiga a esta região, devido ao fato de em parte dela (entre a atual cidade de Tel Aviv e Gaza) se terem fixado no século XII a.C. os filisteus.

O mapa ao lado mostra a área geográfica da palestina, conforme definida pelo Império Bizantino, no final do século IV, com as fronteiras das dioceses da Palaestina Prima e Palaestina Secunda.




Império Otomano
Ficou conhecido como Império Otomano um importante estado que durou de 1299 a 1922, e que compreendia vastos territórios no norte da África, sudeste da Europa e Oriente Médio. Estabelecido por um ramo dos vários povos turcos que migrou para a península da Anatólia (onde hoje existe o moderno estado da Turquia), o Império Otomano é considerada a última potência global do mundo islâmico até os dias atuais.
Localização de Império Otomano
Império Otomano
Seu nome é derivado de um de seus mais importantes líderes, Osman I (ou Otman I), o fundador da Dinastia Otomana, que governaria este complexo, poderoso e diverso estado a partir de várias capitais, sendo a primeira Söğüt, depois Bursa, Edime e finalmente a histórica Constantinopla, cuja conquista em 1453 marca o fim da Idade Média e início da Moderna.



Faixa de Gaza
Após a 1ª Guerra Árabe-Israelense (1948-1949) o Egito assumiu o controle dessa faixa de terra (Faixa de Gaza) que deveria estar sob a governança dos árabes palestinos. Gaza serviria aos egípcios como uma espécie de proteção contra as tentativas do então recém-criado Estado de Israel de aumentar suas conquistas territoriais frente ao Egito, que detinha potencial para exercer o domínio geopolítico na região.
Pouco depois, em 1956, o Egito adotou uma proposta de integração do mundo árabe que ficou conhecida como Pan-arabismo, tentando reunir esforços para consolidar um elo político, econômico e cultural entre os países árabes e ao mesmo tempo se defender dos interesses das potências ocidentais e de Israel. O marco desse momento foi quando o presidente egípcio Gabal Abdel Nasser nacionalizou o Canal de Suez, importante ligação entre os mares Vermelho e Mediterrâneo e fundamental para o comércio do petróleo entre o Oriente Médio e o ocidente.
Entretanto, a vitória egípcia foi ofuscada pelas conquistas israelenses que ocorreram em 1967, após a Guerra dos Seis Dias.


Para saber mais sobre:


Fonte:
InfoEscola - texto de Antonio Gasparetto Junior
BrasilEscola - texto de Júlio César Lázaro da Silva 
Aqui eu Aprendi!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Folha em Branco


Hoje, amigos deste blog, vamos refletir sobre o quanto é maravilhoso fazermos projetos, planos, desenhar a construção da casa nova, montar uma caminhada de conquistas na vida, mas com as dificuldades, em algumas ocasiões, as folhas viram rascunhos, tornam-se folhas amassadas! Riscadas! Desperdiçadas!
Como é importante "abraçar" uma segunda folha em branco, ou quem sabe seja a terceira, ou a quarta, isso não importa, o que importa é que Deus está, agora, lhe entregando uma nova folha em branco.

Como precisamos de folhas em branco para recomeçar nossos projetos!
Nossos sonhos!

Você está dizendo: nossa a minha folha está uma desordem! Olhamos para nossas vidas e falamos: que bagunça! só rabiscos! quanta rasura! Nossa; rasgou um pouquinho, ou rasgou de novo! não é assim?


"pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade." Provérbios 24:16

Hoje estamos com uma nova possibilidade em transformar este rascunho, passando tudo a limpo! Aproveite a oportunidade!


"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" 2 Coríntios 5:17

Sua oração foi ouvida!
Que os teus olhos e os teus ouvidos estejam atentos ao que o Espírito Santo tem a lhe transmitir através desta reflexão...


...Certo dia, um professor estava aplicando uma prova. Faltavam uns quinze minutos para o encerramento e um jovem levantou o braço e disse:
- Professor, pode me dar uma nova folha em branco?

O professor perguntou-lhe porque queria mais uma folha em branco, e o aluno respondeu:
- Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez. 

Apesar do pouco tempo que faltava, o professor confiou no rapaz, deu-lhe a folha em branco e ficou torcendo por ele. A atitude do aluno causou simpatia ao professor que, tempos depois, ainda se lembrava daquele episódio simples, mas bastante significativo.

Assim como aquele aluno, nós também recebemos de Deus, a cada dia, uma nova folha em branco. E muitos de nós só temos feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada… Outros apenas amassam essa nova página e a jogam na lixeira, preferindo a ociosidade, gastando o tempo na inutilidade. Talvez hoje fosse um bom momento para começar a escrever, nessa nova página em branco, uma história diferente, visando um resultado mais feliz. 


Assim como tirar uma boa nota depende da atenção e do esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção e da dedicação de cada um.

Não importa qual seja a sua idade, a sua condição social, o tempo que passou… Tome essa folha em branco e passe sua vida a limpo com mudanças de atitudes.

O Senhor ouviu sua súplica e está lhe concedendo uma folha nova. (salmo 10.17)


"Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados;
tu os reanimas e atendes ao seu clamor."

Escreva, hoje, um novo capítulo sem rasuras, onde todos possam ler e encontrar lições nobres. Não se preocupe em tirar nota dez, em ser o primeiro em tudo, preocupe-se apenas em fazer o melhor que puder. Surpreenda o professor! Agrade o Mestre! Ele está observando você.

Por isso, não se permita rabiscar ou escrever bobagens nesta folha nova, nem desperdiçá-la. Aproveite essa nova chance e escreva um capítulo maravilhoso na sua história. Use as tintas com lucidez e coragem, com discernimento, dedicação e boa vontade.

Não poupe as palavras: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5.22)
Acrescente ainda: alegria, dignidade, honestidade, amizade, fraternidade e esperança.

Assim, ao terminar de escrever essa nova página da sua vida, você não terá que reescrevê-la, porque foi escrita com sabedoria que vem do alto.


"Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, 
imparcial e sincera." Tiago 3.17

Pense nisso! Aproveite este dia e conjugue o verbo amar com todas as forças do seu coração, sem restrições, sem ver defeitos ou tristezas. Conjugar o verbo amar é escrever uma história feliz.

Não espere que a prosperidade e o bem-estar caiam do céu milagrosamente. Tudo tem o preço do esforço, da busca, do sacrifício, da dedicação…

São muito potentes os talentos que você dispõe, use-os para Glória de Deus e, com certeza, o impossível vai acontecer. 
Basta que não amasse, não rabisque e não desperdice de forma inconsequente essa página em branco, chamada hoje.

Aproveite este dia, sua nova historia está sendo escrita com a ajuda do Espírito Santo.

Creia, hoje é o dia, tome uma atitude, Cristo está batendo na porta do teu coração, portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvires hoje a Sua voz, não endureçais os vossos corações... (Hebreus 3. 7-8)

Jesus está lhe chamando para ser seu amigo! (João 15.15)
"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido."

Saiba que: "Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor." (I Corintios 1.9)

Ele quer te chamar de filho(a)! (João 1 12-13)
"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus."

...está é a chance!
"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."  2 Pedro 1:10-11

Fonte: texto adaptado, amplamente divulgado na net (autor desconhecido).
Aqui eu Aprendi!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sai da caverna - Salmo 57

Salmo 57

Nos Salmos encontramos sabedoria, neles podemos ver a providencia de Deus e alimentar nossa Fé. Há diversas abordagens nos Salmos, podemos citar os salmos de adoração (30); os Salmos Messiânicos (2, 45, 110). E porque não citar os Salmos Imprecatórios (55, 57, 58, 69, 109, 137). Então, hoje vamos meditar sobre o Salmo 57, seu autor; o rei Davi!

Sabendo-se que os Salmos imprecatórios são orações para que tenhamos livramento dos malfeitores, dos impios, dos inimigos de Deus, e das maldades por eles realizadas, não devemos fazer justiça com nossas mãos pois a vingança é do Senhor (Deuteronômio 32.35).
Temos por base os ensinamentos de Jesus (Mateus 5.44), mas neste caso estamos falando do zelo do Senhor, o zelo pela casa do Senhor, o zelo para com a Palavra do Senhor, o zelo pela Obra do Senhor. A justiça do Senhor!

Sim para a "justiça", não para a "maldade"!
"E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou." João 2:17

Tenhamos esperança, as mãos de Deus são poderosas para nos livrar!
Louvemos ao Senhor!
"Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.
Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.
Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra." Salmos 57:9-11


Este Salmo 57 também nos dá uma visão sobre os governantes e nos ensina que precisamos pedir a Deus "ajuda", que Ele nos livre dos maus governantes. (isso vem de encontro aos tempos de eleições, oremos por estes momentos de tanta invencionice!)
Certamente era um momento difícil este em que Davi passava quando meditamos no Salmo 57. O injusto, invejoso e malvado rei Saul perseguia Davi e nesta trágica fuga, Davi se esconde em uma caverna.


Davi, um jovem escolhido por Deus e ungido na presença dos seus familiares (I Samuel 16.13), o Espírito do Senhor se apoderou dele, mas passado as intempéries da vida, agora se vê em apuros, com medo, fugindo do seu inimigo e se escondendo em uma caverna.

O texto de I Samuel 16.14 nos relata que o Espírito do Senhor se retirou de Saul. Ele se tornou um homem sem escrúpulos, negligente, invejoso, um homem atormentado.

Com a vitória de Davi sobre o desafio dos Filisteus (I Samuel 17), a perseguição foi maior, podemos dizer que foi imensa, provocações, e tentativas de mata-lo não faltaram, e Saul foi todos os dias inimigo de Davi (I Samuel 18.29).

Davi nem esperou amanhecer (I Samuel 19.11), a ameaça de morte chegou, a mensagem semelhante ao episódio ocorrido com Elias, foi anunciada, então Davi fugiu! e fugiu! Cansado, agora do rei de Gate, Aquis, com medo Davi escapa, se refugia em uma caverna, a caverna de Adulão (I Samuel 21.12).

Pensa Davi que escondido os problemas cessariam! A caverna, a solidão, não resolve problema de ninguém, ficar isolado, fora do cotidiano, com medo, só vai acumular angustia e pavor. Os pensamentos voam alem de nossa imaginação, o medo de que a qualquer momento o inimigo (Saul) iria encontra-lo se torna insuportável. Sem ajuda, sozinho, a caverna, o quarto, se tornam uma verdadeira prisão. Neste momento precisa-se de socorro! 
Em meio a este cenário a inspiração de Davi: o Salmo 57.

Para você: Grande amigo(a) deste Blog, lembre-se sempre e tenha isso guardado em seu coração: em momentos de angustia saiba que Deus é o nosso refugio, a nossa fortaleza, o socorro bem presente neste momentos tão difíceis. (Salmo 46)
Busque ao Senhor, ELE (Jesus) te compreende e te ajudará em sua caminhada.

A caverna de Adulão
Adulão é um complexo de cavernas que ficam no vale de Elá, e segundo os arqueólogos e exploradores, existem partes desse complexo que ainda não foram explorados, e certamente abrigariam todo aquele exercito que se ajuntou a Davi. Quatrocentos homens que precisavam de uma liderança em suas vidas; precisavam de Deus guiando seus passos! (I Samuel 22)

Caro leitor: Creia que vai chegar ajuda!
Você ainda tem amigos de verdade, pessoas preocupadas com você. Sua família te ama e vai te ajudar! Deus está enviando os ajudadores.

As vezes há a necessidade de entrar na caverna para que nossos olhos se abram, para que possamos notar o que realmente importa; o grande valor da nossa Família.

Lembre-se, neste caso o lugar é profético e de benção para ti. Não tenha medo, Deus está sarando suas feridas! Sai da caverna! Você não vai morrer!

Foi preciso você entrar nessa caverna para notar as coisas que estão ao seu redor.
Você não está sozinho!


Adulão é local de troca de liderança e governo.
Chegou a hora de você tomar uma decisão. 

Aqueles homens que estavam com Davi se tornaram homens de respeito, a situação mudou, mudou para melhor.
O Senhor livrou Davi das mãos de Saul e junto com aqueles homens os tirou do opróbrio para um lugar de honra.
O Senhor abate ao soberbo e exalta ao humilde!

Chega de ficar debaixo da arrogância de Saul (do inimigo), homem sem unção.

Deus ouviu a tua oração e te colocou junto ao pastor de ovelhas, este Pastor vai sarar tuas feridas e lhe dar o refrigério para a alma.
Esta é a hora de sair da caverna, acabou a perseguição, agora é momento de transformação.
Uma nova historia Deus tem para você!
Permita que Deus lidere sua vida!
Permita que Jesus entre em sua vida!
Permita que o Espírito Santo esteja sempre em sua vida!

Sai da Caverna! Deixa Jesus tomar conta do teu viver!

Jesus está a lhe dizer: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."  Mateus 11.28

Deus te abençoe! A Igreja te aguarda!



Sugestão de leitura: Livro de Salmos - Tehilim תהילים
Aqui eu Aprendi!

sábado, 26 de julho de 2014

Dia da Avó e do Avô - vovó e vovô vocês são especiais

Parabéns, para as vovós e os vovôs!


Exemplo de fé sincera e convicta da avó Lóide “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Timóteo 1:5).

Exemplo de afeição e carinho do avô Israel “E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes? E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe. Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os” (Gênesis 48:8-10).

A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO DIA DOS AVÓS

O dia dos avós é uma data comemorativa dedicada a celebrar os avós.
No Brasil e em Portugal comemora-se em 26 de julho.
Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.
Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.

O surgimento e criação dessa data  foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações (manuscritos em fragmentos) aparecem no Livro Apócrifo de Tiago, conhecido também por Evangelho Secreto de Tiago, escrito provavelmente no ano 150.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido posteriormente transferida para o dia 16 de agosto.
Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria - "mãe de Jesus".
Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.

NOSSO CUIDADO!

Cocoricó - tv Cultura
Sem sombra de duvida, os avós são considerados pelos netos como o segundo pai e segunda mãe. Nos como netos somos mimados e queridíssimos pelos nossos avós. Eles também fazem parte de nossa educação, de nosso crescimento e por isso merecem todo nosso respeito. Nossos avós e bisavós tem muita experiencia para nos contar / passar.
Presenteie seu avô e sua avó, eles são um presente de Deus para cada um de nós!

Dê atenção aos idosos!
Os idosos gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.

Respeite seus direitos!
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.

Fontes:
BrasilEscola.com - texto original de Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia;
Atitude de Aprendiz - Pedagoga Sulamita Macedo;  Dicionário Wycliffe-CPAD; 
Wikipédia;  portal EBC;  MundodasTribos.com.;  Opus Dei.org;  MegaCurioso;


Aqui eu Aprendi!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hezbollah - Movimento xiita libanês

HEZBOLLAH


Grupo apoiado por Irã e Síria surgiu contra ocupação de Israel no Líbano e cresceu graças à ação política e social


Hezbollah, foi criado por um grupo de clérigos muçulmanos xiitas radicais, com ajuda da Guarda Revolucionária do Irã, no Vale do Bekaa, na fronteira com o outro patrocinador do movimento, o governo Sírio.

Hezbollah, que em árabe significa ‘Partido de Deus’, é uma força islâmica xiita com estrutura similar à do Exército e, ao mesmo tempo, um grupo político com sede no Líbano. Ele nasceu em 1982, durante a Guerra Civil Libanesa, a princípio como uma milícia, ou seja, constituída por cidadãos libaneses portadores de armas e de um suposto poder policial.

Esta organização paramilitar se destaca cada vez mais na vida política do Líbano, ocupando-se de administrar os trabalhos sociais e instituições escolares e hospitalares xiitas, além de se responsabilizar também pelas atividades agrícolas do país. Ela é apoiada ativamente pelos iranianos, seja no campo doutrinário ou no financeiro.

Externamente ele é visto como um grupo terrorista, principalmente nos EUA, em Israel, no Canadá, nos Países Baixos e no Reino Unido. Enquanto isso, no mundo árabe e muçulmano, é respeitado como uma força de defesa contra a inferência exterior. Pode-se afirmar que sua meta principal é construir um Estado Islâmico Libanês, além de extinguir Israel.

O Hezbollah sobreviveu ao fim da guerra de Israel contra o Líbano e continua a atuar no Oriente Médio, principalmente a partir do Vale do Bekah, no sul do país. Sua fatia armada é conhecida como Jihad Islâmica, acusada de cometer inumeráveis atentados e assassinatos em Israel e região. Seu poder é tão intenso, que é possível encontrar subdivisões dela na Europa, África e Américas do Norte e Sul.

Seus criadores, em grande parte eclesiásticos xiitas, foram profundamente influenciados pelos ideais do aiatolá Khomeini, e seus membros foram formados e disciplinados por um grupo da Guarda Revolucionária Iraniana. Em 1985, um manifesto do Hezbollah expunha seus três objetivos principais – eliminar toda organização de tendência colonialista, julgar os falangistas pelos crimes cometidos e criar um estado muçulmano no Líbano -, embora ultimamente seus adeptos não falem mais sobre a edificação de uma nação islâmica.

O ódio principal do Hezbollah tem se voltado cada vez mais para Israel, país considerado ‘sionista’, estruturado a partir do arrebatamento violento das terras dos muçulmanos. Este sentimento cresceu desde julho de 1993, quando os israelitas desencadearam contra esta organização a ‘Operação Ajuste de Contas’, que resultou em 86 mortos, 480 feridos, 360 mil libaneses transferidos do Sul do Líbano para Beirute e na condenação externa de Israel.

Hoje o ‘Partido de Deus’, de mera organização paramilitar, converteu-se em um grupo político, com cargos conquistados no parlamento do Líbano, uma rádio e um canal de TV via satélite. Além disso ele detém vários projetos de progresso social. O Hezbollah goza de um grande prestígio entre os populares xiitas libaneses, e de algumas manifestações de simpatia da parte de sunitas, drusos e cristãos.

Esta força xiita desenvolveu, junto a outras organizações políticas do Líbano, os chamados protestos políticos do Líbano de 2006-2008, contra o primeiro-ministro Fuad Siniora. Mais tarde, graças ao Acordo de Doha, o Hezbollah conquistou o direito ao veto no Parlamento, ao mesmo tempo em que se estruturou um governo de unidade nacional, dentro do qual ele detém um ministro e onze das trinta cadeiras disponíveis. Apesar da retirada oficial dos israelenses do território libanês, este Partido é preservado como força armada com o poder de resgatar qualquer território invadido.

O Hezbollah não está livre das fissuras internas, que ganharam vigor de 1989 em diante. Em 1991 Abbas Musawi foi escolhido para liderar o grupo, mas foi morto logo em seguida, em fevereiro de 1992, por um grupo de Israel. Este assassinato teria possivelmente deflagrado o atentado à embaixada de Israel em Buenos Aires, pouco tempo depois.

Mapa do Líbano
Google Images

O Hizbollah constitui-se em um dos principais movimentos de combate à presença israelense no Oriente Médio, utilizando de ataques de guerrilha.

O Hizbollah recebe ajuda financeira do Irã e da Síria, além de doações de libaneses e de outros xiitas pelo mundo. O partido também ganhou uma força militar significante nos últimos anos. Apesar de uma certificação de junho de 2008, pelas Nações Unidas, de que Israel havia se retirado de todo o território libanês, em agosto daquele ano o novo gabinete de governo do Líbano aprovou uma proposta que assegura a existência do partido como uma organização armada, e garante o seu direito de "liberar ou recuperar terras ocupadas." Desde 1992 a organização é chefiada por Hassan Nasrallah, seu secretário-geral.

Atualmente goza de certa popularidade no mundo muçulmano xiita por ter assumido a responsabilidade de levar Israel a deixar o sul do Líbano em Junho de 2000. Sendo porém duramente criticado por governos sunitas e da irmandade muçulmana de diversos países por estar envolvido na guerra civil Síria. Em Bahrain, o ministro do Exterior descreveu o chefe da Hezbollah como terrorista e o presidente do Egito pediu que o Hezbollah pare sua agressão ao povo sirio.

O Hezbollah parece estar se espalhando pelo mundo, sendo inclusive acusado pelos EUA de ter membros venezuelanos

Fontes:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/terrorismo/7559-hezbollah-o-partido-de-deus.html 
http://www.infoescola.com/


Aqui eu Aprendi!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Conflito entre Palestinos e Israelenses - "DEUS altera trajetória de foguetes!"

Terrorista palestino do Hamas lamenta insucesso dos ataques a Israel: “Deus altera a trajetória dos foguetes em pleno ar”Terrorista palestino do Hamas lamenta insucesso dos ataques a Israel: “Deus altera a trajetória dos foguetes em pleno ar”

O atual conflito entre palestinos integrantes do Hamas e o exército israelense tem atraído as atenções da mídia por conta do grande número de civis mortos e também pelos sucessivos fracassos na tentativa de negociação de paz entre as partes.
A faixa de Gaza, território onde milhões de palestinos vivem cercados por um muro erguido por Israel, abriga extremistas do Hamas que pregam a destruição do povo judeu, e recusam qualquer proposta de cessar fogo.
Entendendo o Conflito: O atual conflito entre Israel e os palestinos tem sido noticiado diariamente pela imprensa mundial. Contudo, invariavelmente o foco é no número de mortos e na extensão dos ataques. A grande maioria não avalia o conflito de uma maneira mais ampla, considerando que ele tem um longo histórico.
A justificativa da nova onda de ataques é o incidente que resultou na morte de 3 seminaristas judeus na Cisjordânia, ocupada dia 12 de junho. Os corpos dos três jovens foram encontrados em 30 de junho, com marcas de tiros. O governo israelense responsabilizou o Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza.
No dia 1º de julho, um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém Oriental. Ele foi queimado vivo por três extremistas judeus que estão presos e responderão pelo crime que chamam de “vingança” pela morte dos 3 jovens judeus.
A partir de então, Israel levou um grande contingente militar para a região de Hebron. Dezenas de membros do Hamas foram detidos. Isso gerou uma onda de revolta e protestos em Gaza. Como retaliação, foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel. Desde 8 de julho, se iniciou um intenso bombardeio de foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos. Com a resposta do governo israelense, na operação chamada “cerca de proteção”, iniciou-se o combate mais sangrento na região dos últimos anos.

“O Deus deles altera a trajetória de nossos foguetes em pleno ar”
Guerra em Israel provoca debate de judeus e cristãos sobre intervenção Divina
Circula nas redes sociais uma imagem do jornal Jewish Telegraph com uma entrevista surpreendente. A manchete diz “O Deus deles altera a trajetória de nossos foguetes em pleno ar”.

“O Deus deles altera a trajetória de nossos foguetes em pleno ar”, lamenta terrorista

Entre as centenas de compartilhamentos, muitos comentários mostram que existe ceticismo, afirmando que se trata de uma montagem e que o jornal sequer existe.
O Gospel Prime investigou e apresenta a tradução dessa matéria do jornal Jewish Telegraph, que embora de pequena circulação, existe sim. Trata-se de um periódico judeu produzido no Reino Unido. Alguns sites americanos e israelenses reproduziram a matéria, o que deu uma dimensão maior ao caso. A frase destacada na manchete teria vindo de um terrorista, mas ele não é identificado.
Veja abaixo a primeira parte da matéria.
“O Deus deles altera a trajetória de nossos foguetes em pleno ar”.
Por Barbara Ordman (nascida em Manchester, mas que vive em Ma’ale Adumim, na Cisjordânia)
Em outubro de 1956, o primeiro-ministro David Ben Gurion foi entrevistado pela rede CBS. Ele declarou: “Em Israel, para ser realista, você precisa acreditar em milagres.” Mas o Talmud Yerushalmi diz que, de modo algum devemos depender de milagres. Ensina ainda que não devemos fugir de nossas responsabilidades e apenas esperar por intervenção milagrosa do Sobrenatural.
Um dos terroristas de Gaza foi questionado por que não conseguiam usar seus foguetes de forma mais eficaz. “Nós apontamos para os alvos, mas o Deus deles altera a trajetória de nossos foguetes em pleno ar”
Amém! E quando o nosso Deus não está ocupado fazendo isso, nos deu o poder de criarmos alta tecnologia, para que nossa avançada tecnologicamente criasse o sistema de defesa Domo de Ferro, que ajuda a proteger nosso povo e nossas cidades.”
A jornalista que escreveu o artigo passa a narrar como ela escapou de um ataque de foguetes vindos de Gaza num abrigo construído no subsolo da casa onde ela mora com a família.
Chama a atenção o fato de o site das forças armadas de Israel trazer a afirmação que os ataques por terra do Hamas estão sendo impedidos através de uma “sucessão de milagres” e que “graças aos céus” um grande atentado terrorista perto do Kibbutz Sufa não pode acontecer por causa da “graça dos céus”.
Em diversos sites evangélicos de língua inglesa está sendo divulgado um vídeo do pastor Larry Randolph, com uma profecia trazida por ele dia 13 de março, meses antes do início do conflito. O pastor conta que estava orando por Israel quando viu uma nuvem de poeira sobre a nação tomar a forma de um guerreiro que ele entendeu ser o rei Davi. E uma voz vinda dos céus dizia que estava pronta para lutar e a segurança de Israel não seria comprometida.

  • Domo de Ferro ( Sistema antimísseis Israelense )
  • Os grupos terroristas como Hamas e Hezbolah (que controlam o território palestino) tem poder de fogo maior que muitos países.
  • Hezbollah - Externamente ele é visto como um grupo terrorista, principalmente nos EUA, em Israel, no Canadá, nos Países Baixos e no Reino Unido. Enquanto isso, no mundo árabe e muçulmano, é respeitado como uma força de defesa contra a inferência exterior. Pode-se afirmar que sua meta principal é construir um Estado Islâmico Libanês, além de extinguir Israel.
No Livro de Daniel (Dn 10 13-21) podemos encontrar o guerreiro Protetor de Israel - o Arcanjo Miguel. 
Oremos por Israel! pois são povo escolhido, tronco forte e nós os ramos enxertados para Sua glória e louvor. Que o Todo Poderoso Deus seja Exaltado e Adorado! Ele é Deus tremendo!

Fontes: 
http://noticias.gospelmais.com.br/terrorista-lamenta-deus-israel-altera-trajetoria-foguetes-69688.html 
http://noticias.gospelprime.com.br/deus-trajetoria-foguetes-israel-hamas/ 
http://noticias.gospelprime.com.br/entenda-ataques-israel-hamas/ 
Aqui Eu Aprendi!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...