Documentário:
Jim Jones - Fanatismo, suicídio coletivo de mais de 900 pessoas - PARTE 1
Alerto que esta postagem não tem tendencia religiosa, em dizer que uma (religião) é boa e outra (religião) é ruim, mas o foco é mostrar os fatos em caráter informativo.
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Pelos seus frutos os conhecereis.
Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Mateus 7:15-20
Textos Bíblicos para meditação
Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes.
Romanos 16:17-18
Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2:1
Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
1 João 4:1
Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
Mateus 24:11
porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Mateus 24:24
Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas.
Lucas 6:26
Hoje vamos "falar" sobre o maior suicídio em massa da História, liderados por um homem religioso.
Seu nome: Jim Jones.
|
Reverendo Jim Jones, líder do Templo do Povo, e sua família em 1976. |
James Warren "Jim" Jones
(Crete, Indiana, 13 de maio de 1931 - Jonestown, 18 de novembro de 1978)
Foi um líder de seita estadunidense e fundador da igreja Templo dos Povos (Peoples Temple)
SUA INFÂNCIA e SEUS CONHECIMENTOS
Nasceu no interior do estado de Indiana, filho de um veterano da Primeira Guerra Mundial.
A infância de Jim se passou no período da Grande Depressão causada pela crise econômica de 1929.
Desde a infância, Jim Jones mostrou inclinações místicas e na juventude foi um leitor dedicado de obras políticas e sociais. Também demonstrou simpatia pelo marxismo e pelas reivindicações dos afro-americanos contra a segregação e a discriminação racial.
Em 1952, tornou-se estudante em um seminário metodista, do qual foi expulso por defender a integração racial, e trabalhou algum tempo junto aos batistas do Sétimo Dia.
O TEMPLO
O fanatismo religioso tem destruído vidas, tem levado famílias a falência, ao suicídio mas, Jesus ( Yeshua o Messias ) não ensinou nada disso. Muito pelo contrario: Corrigiu asperamente os religiosos e radicais da época que davam muito mais valor a leis, do que a vida, do que ao ser humano.
O Pastor Jim Jones quando se viu acuado e descoberta a sua farsa comandou um suicídio coletivo de mais de 900 pessoas, entre homens, mulheres e crianças.
Uma série de eventos que levaram à morte de mais de 900 pessoas no meio de uma selva sul-americana. Embora apelidada de "massacre", o que transpareceu em Jonestown (cidade de Jones) em 18 de novembro de 1978, foi feito de forma planejada e com o objetivo de produzir o maior suicídio em massa do planeta.
|
cerca de 900 adeptos da seita americana “Templo do Povo”, liderados pelo reverendo James Warren “Jim” Jones, tomaram uma mistura de suco de laranja com cianureto. |
Em 1954, Jones criou a sua própria igreja.
O culto recebeu vários nomes até adquirir a denominação definitiva de Peoples Temple Christian Church Full Gospel (Templo dos Povos), em 1959.
Através do Templo, Jim Jones adquiriu notoriedade e apoio político e da mídia em Indianópolis, contribuindo para por fim à segregação racial em departamentos públicos, restaurantes e hospitais.
Jim Jones também foi atacado por racistas brancos, que fizeram sucessivas ameaças à sua vida e aos integrantes do Templo, embora seja possível que o próprio Jones tenha manipulado algumas dessas reações em favor de sua pregação político-religiosa.
Em 1961, após prever um ataque nuclear iminente, Jim Jones transferiu-se com sua família para o Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte em uma casa localizada na Rua Marabá nº203, no bairro Santo Antônio, com a ideia de estabelecer um novo local para o Templo. Sem sucesso, transferiu-se em 1963 para o Rio de Janeiro, onde estudou a situação social das favelas cariocas e a mentalidade religiosa local.
Mas a necessidade de resolver conflitos internos na igreja em Indiana forçou Jones a retornar aos Estados Unidos (1965), passando no caminho de retorno pela então colônia britânica da Guiana.
Ainda em 1965, Jones começou a transferir a comunidade do Templo dos Povos para Ukiah, na região do vale das sequoias, no estado da Califórnia. Em 1970, já existiam sucursais do Templo em São Francisco e Los Angeles.
O movimento se expandia no país através de caravanas, distribuição de folhetos (especialmente entre viciados em drogas e sem-teto), concentrações em grandes cidades (como Houston, Detroit e Cleveland) e reuniões de testemunho. No entanto, todas as reuniões eram sediadas em São Francisco, que tornou-se a sede da organização em 1972. Em seu auge, em meados dos anos 70, o Templo dos Povos reuniu cerca de 3 mil membros, dos quais 70 a 80% eram afro-americanos pobres. Estatísticas exageradas do próprio movimento subiam seu número para 20 mil pessoas.
Seu exemplo serviu para mostrar o quanto o homem tem se desviado de Deus para servir a criatura ao invés do criador.
JONESTOWN
Após denúncias motivadas pela deserção de oito jovens membros da igreja em 1973, o grupo dirigente do Templo se fechou em torno de Jones e sua liderança pessoal. A partir de então, relatos de ex-membros registram planos e simulações de suicídio coletivo.
|
Mapa de Jonestown |
Em 1974, o Templo arrendou uma gleba de terra na Guiana, junto à localidade de Port Kaituma, próximo à fronteira com a Venezuela. Ali Jones, com sua família, pretendia erguer o “Projeto Agrícola” do Templo dos Povos, formando a comunidade informalmente denominada de Jonestown. Os primeiros 50 residentes, transferidos da igreja em São Francisco, chegaram em 1977. No ano seguinte, já eram mais de 900 (dos quais 68% eram afro-americanos).
Jonestown era uma comunidade auto-suficiente, que representava aparentemente um modelo socialista, estabelecida no meio da selva na Guiana (América do Sul).
Viviam isolados do mundo sem poder estabelecer o mínimo contacto com o mundo exterior, sob pena de sofrer pesadas represálias. á em Jonestown, os crentes eram obrigados a admirar os seus discursos, dia e noite, e quaisquer resistências acabavam num espancamento, dito justiceiro.
A fidelidade em relação ao Mestre não se discutia e eram freqüentes as denúncias entre familiares como prova de lealdade. Era absolutamente proibido opinar acerca das regras estabelecidas e sequer sugerir o abandono.
Jim Jones punia severamente aqueles que o tentavam abandonar.
Uma vez, houve uma simulação de suicídio coletivo, Jim Jones quis testar a lealdade incondicional dos seus seguidores. Para isso, pediu a todos os membros da seita para beberem veneno.
Todos beberam e só posteriormente se confirmou que a bebida era inofensiva.
Entretanto, de Jonestown chegavam à América notícias dos desvarios do iluminado que incluíam orgias sexuais com crianças.
O congressista pela Califórnia Leo Ryan, respondendo às solicitações dos eleitores, disponibilizou-se para ir à Guiana.
E a história de Jim Jones continua...
continua..... parte 2
Fonte: Wikipédia; Significado das palavras; Dicionário Bíblico Pentecostal; Seitas; Bíblia de Estudo Pentecostal; O Arquivo; Memorias Assombradas - crimes que chocaram o mundo; Bíblia Defesa da Fé; Bíblia NVI; Comunidade Fé-Buscando Resposta na palavra de Deus - Bruno Rafael Angelo
Esse estudo mostra como quando o homem deixa de adorar o Deus todo Poderoso para adorar a satanás qual é o seu real fim.
ResponderExcluirNão sabia que tinha um artigo desse assunto por aqui. É tenebroso essa história e maneira como ocorreu; em saber que quase todos fizeram por livre e espontânea vontade.
ResponderExcluirDeus lhe abençoe amado pastor.
Obrigado meu amigo Ezequiel. Sua presença em nosso espaço é muito importante para mim, Deus abençoe!
Excluir