APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
Parte 3
- Jesus enfatizava a participação do ouvinte
É comum observarmos nos evangelhos que os ouvintes de Jesus tinham participação nas mais diversas situações de ensino.
“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?” Mt 15.15 e 16
O professor da EBD deve oportunizar sempre, ao aluno, momentos de participação, como: fazer perguntas (tirar dúvidas), ler referências bíblicas, falar nos debates, em perguntas instigadoras (Método de Perguntas e Respostas) e nos trabalho em grupo, fazer comentários, etc. Tenha cuidado com aqueles alunos que gostam de falar muito, procure controlar o tempo destas participações, sem que eles se sintam menosprezados.
É comum observarmos nos evangelhos que os ouvintes de Jesus tinham participação nas mais diversas situações de ensino.
“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?” Mt 15.15 e 16
O professor da EBD deve oportunizar sempre, ao aluno, momentos de participação, como: fazer perguntas (tirar dúvidas), ler referências bíblicas, falar nos debates, em perguntas instigadoras (Método de Perguntas e Respostas) e nos trabalho em grupo, fazer comentários, etc. Tenha cuidado com aqueles alunos que gostam de falar muito, procure controlar o tempo destas participações, sem que eles se sintam menosprezados.
- Jesus estava focalizado nas pessoas
Nos relatos bíblicos sobre Jesus, observamos que Ele, o mestre por excelência, tinha as pessoas como foco principal de sua atuação, alcançando-as através de Sua mensagem que transformava vidas, sem se preocupar com amarras do modelo cultural vigente.
Alguns exemplos da atenção que Jesus dispensava às pessoas:
Ao conversar com a mulher samaritana – Jo 4.5 ao 26
Quando foi a casa de Zaqueu – Lc 19. 1 ao 9
Ao ter compaixão da viúva que perdera o filho – Lc 7.13
Quando foi a casa de Pedro – Lc 4. 38 e 39
Ao atender ao pedido de Jairo – Lc 8. 41,51,54 e 55
Outras referências:
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.” Mt 11.19
“E ele disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa D’Israel.” Mt 15.24
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28
O aluno é a razão de ser de uma escola, isto é, só existe escola porque há alunos. O corpo discente (alunos) da EBD deve ter atenção especial do professor, pois este, além de compartilhar com seus alunos os conhecimentos bíblicos, deve vê-los como pessoas que possuem momentos de incertezas, de alegria, de tristezas, de tribulação, de vitórias e que precisam de ajuda em oração e de orientação; lembre-se do aniversário deles; converse com seus alunos, crie vínculo com sua turma, ame-os!
- Jesus usava a função fática da linguagem: testava o canal da comunicação
“E disse-lhes Jesus: Entendestes todas essas coisas?” Mt 13.51
O professor da EBD, no ato de ensinar-aprender, deve observar se está sendo entendido, através da expressão facial do aluno ou mesmo da postura corporal, também através de perguntas curtas para testar a compreensão do assunto em estudo.
Diante das características do ensino de Jesus mencionadas, podemos afirmar que O Mestre dos mestres deu o exemplo para o professor da EBD tê-lo como modelo, pois amava seus ouvintes e dinamizava seus ensinos.
Para reflexão: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” Mt 13.23
Nos relatos bíblicos sobre Jesus, observamos que Ele, o mestre por excelência, tinha as pessoas como foco principal de sua atuação, alcançando-as através de Sua mensagem que transformava vidas, sem se preocupar com amarras do modelo cultural vigente.
Alguns exemplos da atenção que Jesus dispensava às pessoas:
Ao conversar com a mulher samaritana – Jo 4.5 ao 26
Quando foi a casa de Zaqueu – Lc 19. 1 ao 9
Ao ter compaixão da viúva que perdera o filho – Lc 7.13
Quando foi a casa de Pedro – Lc 4. 38 e 39
Ao atender ao pedido de Jairo – Lc 8. 41,51,54 e 55
Outras referências:
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.” Mt 11.19
“E ele disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa D’Israel.” Mt 15.24
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28
O aluno é a razão de ser de uma escola, isto é, só existe escola porque há alunos. O corpo discente (alunos) da EBD deve ter atenção especial do professor, pois este, além de compartilhar com seus alunos os conhecimentos bíblicos, deve vê-los como pessoas que possuem momentos de incertezas, de alegria, de tristezas, de tribulação, de vitórias e que precisam de ajuda em oração e de orientação; lembre-se do aniversário deles; converse com seus alunos, crie vínculo com sua turma, ame-os!
- Jesus usava a função fática da linguagem: testava o canal da comunicação
“E disse-lhes Jesus: Entendestes todas essas coisas?” Mt 13.51
O professor da EBD, no ato de ensinar-aprender, deve observar se está sendo entendido, através da expressão facial do aluno ou mesmo da postura corporal, também através de perguntas curtas para testar a compreensão do assunto em estudo.
Diante das características do ensino de Jesus mencionadas, podemos afirmar que O Mestre dos mestres deu o exemplo para o professor da EBD tê-lo como modelo, pois amava seus ouvintes e dinamizava seus ensinos.
Para reflexão: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” Mt 13.23
Quer saber mais?
Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
Aqui eu Aprendi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.
Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.
Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.
Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.
Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.
Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "