...mantendo "sempre" uma atitude de aprendiz
APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
O conteúdo da mensagem de Jesus modificava a vida das pessoas de forma marcante.
Jesus é o modelo de Mestre que o professor da EBD deve ter, pois Ele além de dá ação ao ensino, também nos deu o exemplo de como proceder.
Jesus utilizava métodos diferentes e adequados à situação de aprendizagem. Por exemplo, quando Ele falava às multidões usava o discurso associado a outros meios, como já foi demonstrado anteriormente; e para falar a mulher samaritana, utilizou-se da conversação, do diálogo, pois seria inadequado fazer um discurso para uma só pessoa.
O professor da EBD também deve adequar os recursos e métodos de ensino ao tema a ser estudado, ao tipo de aluno da sua classe e ao ambiente (físico).
A linguagem utilizada por Jesus, ao comunicar-se com seus ouvintes, era simples e do uso cotidiano daquele povo e recheada de elementos culturais próprios daquelas pessoas (já vimos vários exemplos de figuras reais utilizadas por Jesus).
Sabemos que na classe da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação. O professor da EBD deve seguir o exemplo do mestre Jesus, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se você utilizar algum vocábulo menos conhecido ou da língua erudita, imediatamente fale outra palavra mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior.
Veja em:
Meu irmão estuda pedagogia e conversamos muito sobre os métodos pedagógicos (e até debatemos). Mas não tem como discutir sobre a perfeição de Jesus pra diversos tipos de cognições.
ResponderExcluirAo ler esse post me lembrei dos livros que eu li "Jesus, o maior psicólogo que já existiu", "Jesus, o mestre dos mestres" e um livro antigo que desejo obter "Jesus, o maior líder que já existiu".
Bom domingo e bom culto pra você pastor!
Ezequiel Domingues dos Santos