Para entender melhor, o primeiro passo é conhecer a história de Noé. Aliás, quem não conhece a história de Noé?! Sim... é ele mesmo, aquele que construiu a arca. E juntamente com mais sete pessoas da sua família e um casal de cada espécie de animal, entraram nela. Mas, qual foi a finalidade da arca?
Então... Algo que devemos nos lembrar é que Deus criou o homem para este ter um relacionamento especial com Ele. E na época de Noé a humanidade havia se afastado completamente de Deus e deixou que a corrupção, a imoralidade, a violência e toda sorte de maldade dominasse seu coração. E vendo o Senhor que a maldade do homem se multiplicou, e seus pensamentos eram maus continuamente, arrependeu-se Deus de haver feito o homem, então Ele disse: “Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” Gênesis 6.7
Porém, havia um homem que era integro e fazia a diferença no meio daquela sociedade corrompida, este homem era Noé. Ele achou graça aos olhos do Senhor.
Uma coisa devemos observar, nem sempre concordar com a ação e o pensamento da maioria significa estar andando no caminho certo. E Noé tinha este entendimento, pois ele não se deixava influenciar pelo que a maioria achava ser ‘o correto’.
“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca... Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.” (Gênesis 6.13-17)
Então foi Noé construtor da arca e “pregoeiro da justiça”.
“Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.” Gênesis 7.23
Depois de todo esse acontecimento Deus estabeleceu uma aliança com Noé, com sua descendência e com toda alma vivente, em que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.
“O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.”Gênesis 9.13-16
Portanto à luz da Bíblia, toda vez que você ver um arco-íris lembre-se da bondade e misericórdia de Deus e que Ele cumpre suas promessas.
Depois de compreendermos a aliança de Deus com Noé, sugiro que você procure estudar sobre a importante aliança de Deus feita através de Moisés com seu povo Israel. E hoje através do Precioso Sangue de Jesus há uma aliança Superior, a qual nós gentios1 também somos inclusos. “... se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.”. 1 João 1.7 NTLH2
Por a humanidade continuar afastada de Deus e com uma sentença de morte espiritual decretada sobre ela, sendo assim impossível ao homem purificar-se a si mesmo e voltar a ter comunhão com Deus. Esta comunhão Somente é restaurada através de um Justo que derramou seu sangue para purificação do pecado daqueles que Nele crer e a Ele receber – a saber – o Sangue de Jesus. O Sangue da Nova e Eterna Aliança.
“Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” Hebreus 8.6
A porta da graça está aberta, e assim como a porta da arca esteve aberta e as pessoas não creram que o dilúvio viria e pereceram, também perecerão aqueles que não crerem que o dia de prestar contas ao Senhor virá.
“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24.37-39
Estejamos preparados, pois somente quem recebe a Jesus como Senhor e Salvador é participante desta nova aliança.
Que Deus vos abençoe!
(Vídeo do Youtube canal: Bahia Acontece)
Fonte: Blog Momentos Preciosos
Irmã Neiva, obrigado por permitir a reverberação desta postagem.
Abraço fraterno
Meu amigo pastor Ismael, eu que agradeço por esta publicação no “Aqui eu Aprendi”. Glorifico a Deus por estarmos juntos na missão do evangelho, por sua amizade e hospitalidade. Estou demorando um pouco em vir ao seu blog devido algumas mudanças na minha rotina, mas sempre que eu puder virei ler suas edificantes publicações e comentarei em algumas.
ResponderExcluirQue o Senhor Jesus abençoe você sua família e ministério.
Sempre me lembro de você em minhas orações.
A Paz do Senhor e grande abraço meu amigo!
Estimada irmã Neiva obrigado por cada participação, por cada palavra e pelas orações. Saiba q a recíproca é verdadeira.
ExcluirÉ maravilhoso o Projeto de Deus. Continuemos Firmes.
Deus te abençoe.
Abraço fraterno a toda Família