- O hebraico foi revivido, no início do século XX, pelos esforços do sionismo, tornando-se posteriormente oficial em Israel.
- Atualmente, em pequenas comunidades no Oriente médio, o aramaico é o mais falado. Podemos tomar por exemplo o filme do diretor Mel Gibson, onde o aramaico foi predominante.
- Grego, Hebraico e Aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas.
O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico.
O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época. - Estudiosos apontam que os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Esdras 4. 8-6, 18; Esdras 7. 12-26; Daniel 2. 4-7, 28 e Jeremias 10. 11). Todo o restante do Antigo Testamento foi escrito originalmente em Hebraico.
- Estudiosos relatam que o “Novo Testamento” foi escrito no “Koiné” ou "Coiné", grego popular (com numerosos hebraísmos e arameísmos).
- O aramaico foi um dos ramos mais importantes das línguas semitas. A escrita aramaica foi amplamente adotada por outras linguas, sendo assim, ancestral do alfabeto árabe e hebraico moderno.
- Segundo relato bíblico (ver Numeros 13.16) Moisés chamou (mudou) o nome de Hoshea (oseias) que significava salvação para Yehoshua (Josué) que significava Deus salva.
- Existem várias músicas da autoria de vários artistas e bandas que são dedicadas a Jesus e contêm a palavra Yeshua.
Compartilhar com sabedoria e conhecimento. Estudos Bíblicos. Curiosidades Bíblicas. Acontecimentos no mundo Gospel.
Páginas
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
JESUS - Yeshua
5 comentários:
O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.
Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.
Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.
Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.
Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.
Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "
Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirLouvado seja ישוע/ יֵשׁוּעַ
Jesus Cristo, o nosso amado Salvador!
Quando iniciei minha pesquisa diletante acerca da origem do cristianismo, eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não gosta de indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus? Ao comentar o livro “Jesus existiu ou não?”, de Bart D. Ehrman, exponho algumas das conclusões a que cheguei e as quais o meio acadêmico, de forma protecionista, insiste ignorar.
ResponderExcluirhttp://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver
Concordo plenamente, o sistema religioso hoje não é mais confiável.
ResponderExcluirEm nenhum outro há salvação , porque também debaixo do céu nenhum outro há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos . Atos 4 : 12 .
ResponderExcluirEntão não podemos mudar o verdadeiro nome do Salvador : "Yeshua"
Yeshua (hebraico)
ResponderExcluirAramaico (Yeshu). No aramaico não se pronuncia a letra "ayin" no final: por isso Yeshu.