Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Movimento dos Sem-Igreja - MSI - o que é isso?

"Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria." Provérbios 18:1

Importante testemunho. Alerta!
Cuidado com a comida estragada!

Testemunho de Mônica Sampaio
Fui eu quem criou o MSI – Movimento dos Sem-Igreja

Muita gente já ouviu falar do MSI - Movimento dos SEM-IGREJA na Internet.
Não se trata, evidentemente do movimento natural e informal que vem acontecendo no mundo; mas do movimento deliberado, com sigla, blog e comunidade próprios, criados de propósito, a fim de reunir pessoas simpatizantes da fé cristã, que um dia, provavelmente, congregaram em alguma igreja evangélica.

Criei esta associação porque eu mesma estava fora de igreja. Da Igreja do Senhor Jesus Cristo propriamente não; mas de denominação evangélica.

Na tarde de hoje, eu assistia ao programa Antenados na Geral,da TV Boas Novas, apresentado por André Samuel, quando este mencionou o MSI - Movimento dos Sem-Igreja.

Imediatamente, o Espírito Santo começou a falar comigo: Aproveite a oportunidade e fale sobre a COMIDA ESTRAGADA que você comeu, Mônica!
Eu tirei o blog do ar, eliminei as comunidades, saí dessa ideia, mas não havia chegado o momento de falar abertamente sobre o Movimento dos Sem-Igreja. Mas a hora chegou e é agora.

COMO SURGIU O  MSI
Da rebeldia.
Nasceu da rebeldia.
É absolutamente normal o crente, em alguma fase de sua vida cristã, discordar da liderança da sua igreja. De Técnico de futebol e líder de ministério quase todo mundo tem um pouco. Com raras exceções, quase todos acham que sabem fazer melhor. E comigo não foi diferente.

Revoltada com acontecimentos que, na minha "achância", eu achava que faria melhor, decidi sair da igreja e ter um ministério pessoal e independente. Continuei fazendo a Obra de Deus, evangelizando, realizando culto em casa, ministrando "sopão" e culto ao ar livre com moradores de rua. Enfim, nunca me desviei do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mas não queria saber de congregar em igreja evangélica nenhuma. Nada de pastor sobre mim; a única autoridade espiritual que eu aceitava era o Senhor Jesus.

Então, conversando na Internet, encontrei muitos que se identificavam comigo. Amávamos Jesus, mas queríamos viver o cristianismo fora dos padrões estabelecidos e conhecidos.

Conheci, inclusive, uma pessoa no Youtube, autor dos vídeos intitulados "PREPARE-SE" - uma série de documentários cujo objetivo é mostrar os preparativos para a entronização do Anticristo. Convidei-o a vir em minha casa, e realizamos um culto, misturado com conversa, durante cinco horas. São pessoas bem intencionadas. Mas, o velho ditado diz que boa intenção não salva ninguém... só Jesus salva.

Com o tempo, o Espírito Santo foi me dando entendimento sobre vídeos como estes. A entronização do Anticristo é bíblica. Tem que acontecer para que a Palavra se cumpra. Nós não fomos chamados para impedir sua entronização; fomos chamados para pregarmos o Evangelho da Salvação. E estes vídeos, tanto desse rapaz como outros que circulam na internet sobre a Nova Ordem Mundial, não falam em absoluto sobre Salvação. Aliás, este rapaz alega que não fala de Jesus, porque senão as pessoas se converteriam, por meio da operação do Espírito Santo sobre a Palavra pregada, e entrariam em alguma igreja evangélica já que, segundo ele, tem uma em cada esquina, e seriam ludibriadas pelos "cães gulosos" (como ele chama os pastores), nas "sinagogas de satanás" (como ele define as igrejas evangélicas). Complicado, rapaz! O assunto é muito complicado.

Quando a pessoa permite que o espírito de divisão entre em seu coração, abre as portas da sua vida espiritual para todo tipo de engano. As exposições da Palavra de Deus que este rapaz coloca no Youtube são textos descontextualizados, que provocam, claro, heresia.

Aliás, no Youtube e também em vários blogs e sites, encontramos centenas de pessoas bem intencionadas que, achando estar contribuindo para o bem das pessoas, estão mesmo é fazendo a estratégia do terror; exatamente o que satanás quer.

COMO VOLTEI A CONGREGAR
Depois de me envenenar com essas comidas podres - lembra de Eliseu no episódio: Há morte na panela? (2 Reis 4:38-41) - comecei a fazer uma escola bíblica diariamente na minha casa com adolescentes, amigos de meu filho mais novo. Depois de um tempo, o Espírito Santo me constrangeu a levá-los para uma igreja para ficar debaixo da autoridade pastoral. Foi então que voltei a congregar e as escamas dos meus olhos caíram.

Inclusive, o mesmo texto que eu usava para dizer que o ato de dizimar era legalista, foi o que o Espírito Santo utilizou para me mostrar que eu estava errada. Está em Hebreus7. Ali eu alegava que havia mudado o sacerdócio e que dízimo era dado aos sacerdotes levitas. Só que eu não "via" a parte, no verso 2, que Abraão deu dízimo de tudo o que ganhou a Melquisedeque. E o que me abriu os olhos foi a questão de que Abraão era ANTERIOR à Lei mosaica. Então toda essa teoria do capeta para desacreditar o ensino bíblico ministrado nas igrejas caiu por terra para mim.

HÁ PROPÓSITO NO CONVÍVIO CONGREGACIONAL
É na estrutura corporativa da igreja que os cristãos identificam seus papeis no Corpo de Cristo. É nesse convívio que aperfeiçoamos nossas relações interpessoais, baseados nos fundamentos cristãos.

É no Corpo de Cristo que descobrimos para o que fomos criados; quais as funções que fomos chamados a desempenhar.
Paulo fala em sua 1a carta aos Coríntios, no capítulo 12, que há diversidade de dons e de operações, mas que o Espírito é o mesmo. É Jesus quem vai nos acomodando em Seu Corpo.

"Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."

(Efésios 4:16)

Entendi o princípio da autoridade espiritual - "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus."

"Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação." - (Romanos 13:1-2).
E princípio de Deus quando é quebrado acarreta maldição. Deus estabeleceu Seus princípios, e também delimitou as transgressões e sua penalidade.

Bem, depois que voltei para o seio da Igreja do Senhor Jesus, e todo engano se desfez, faltava-me ter esta conversa franca com os irmãos e amigos que costumam ler meus artigos.


Posso afirmar a vocês que o Espírito Santo conhece o nosso coração e sabe quem são os Seus. Ele nos experimenta. Permite até que andemos um tempo enganados. Prova o nosso coração enquanto fica quieto, só olhando. Ele quer ver se, quando abrir Sua Boca, temos condições de ouvi-lO e consequentemente, obedecê-lO.


Eu fui provada, irmãos.

E fui aprovada. Graças a Deus.

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tiago 1:2-4)


"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam."


"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta."

"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."

"Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:12-1)5


Um beijo na paz e no amor de Jesus.


Créditos: Do coração de Deus para o seu coração

Mônica Sampaio
Radialista, Escritora e Consultora sobre Técnicas de Apresentação em público e Locução
Evangelista, Pregadora e Ministra de Louvor
Sobrevivente do álcool, do cigarro, do câncer e das drogas


"Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho. Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro. Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" João 3:31-36(NVI)

abraço ao meu amigo em Cristo Rogério Cavalcanti - Comunidade (G+) Ide e Pregai
Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus pastor Ismael Brito !
    Esse testemunho vai abençoar a muitos que infelizmente se afastaram das suas congregações/igrejas dando ouvidos a pessoas que se rebelaram contra a autoridade espiritual e até mesmo contra a palavra de Deus porque muitos mentem e até distorcem a palavra de Deus para ganhar mais adeptos.
    O que eles não ensinam é que é fato que o Senhor Jesus congregava, ia ao templo e sinagogas, assim como todos os apóstolos e seus seguidores (a Igreja).
    O principio do respeito a autoridade espiritual vem de Deus, vem de Jesus.
    Já o desejo de sobrepor a autoridade e a rebelião veio do maligno.
    Que Deus abençoe a todos!
    Forte abraço pastor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo em Cristo Rogério Cavalcanti.
      Muito obrigado pela participação, sua presença aqui é muito importante para mim. Obrigado!

      Que o Espírito Santo toque nos corações e a Obra do Senhor seja realizada com muito amor! Deus abençoe!

      Fique a vontade em comentar.
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Minha querida irmã em Cristo Jesus Abraçosfiquei emocionada ao ler o seu relato de cura espiritual que por obrs dodo Espírito Santo rrcebesta por da fé que recebeste da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo te devoveu a vida por nós alegramos pela sua conversão Bendito seja o Senhor agora e pata sempre Amem

    ResponderExcluir
  3. Devemos ressaltar que existe diferença entre ser igreja e ir a denominada igreja. Devemos observar que Jesus nunca fundou nenhuma denominação, nem a doutrina dos apóstolos. Foi criada pelo catolicismo romano. Devemos também observar que Jesus também não criou esse modelo de hierarquia denominacional, piramidal; e que biblicamente, podemos ser igreja, sem estar obrigatoriamente dentro de um sistema denominacional. Na verdade, como já assume muitos teólogos modernos, estamos precisando de uma reforma dentro da reforma que já foi feita. Isso já é consenso entre muitos pregadores, como Paul Washer, Paulo Junior, o próprio pastor Ciro Sanches da CPAD, entre muitos outros. A igreja atual tem se corrompido, se secularizado, assumida mais um papel denominação-instituição-empresarial do que igreja-corpo de cristo-organismo vivo. A igreja querendo o poder, a mídia, etc... Oremos pela verdadeira Igreja de Cristo, que são as pessoas, que precisam de vida e salvação. Deus quer dar vida eterna ao ser humano, e isso Ele faz independente se ele se reúne em um grande salão, ou na garagem de sua casa, se ela faz parte de um grupo (subordinado a uma instituição religiosa denominada), ou se ela apenas se congrega com seus irmãos no nome do Senhor Jesus. Ele falou que Ele edificaria a sua igreja ( que somos nós, e não 4 paredes) e as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela. Mt 16. Que Deus abençoe, e lhe der sabedoria a cada dia. Amem !

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "